top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Méqui 1000 / McDonald's, 2019, Avenida Paulista, São Paulo, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 11 de set.
  • 2 min de leitura
ree
ree

Méqui 1000 / McDonald's, 2019, Avenida Paulista, São Paulo, Brasil

São Paulo - SP

Fotografia


O casarão que ocupa o número 1811 na Avenida Paulista, um dos endereços mais notórios da cidade, já foi reconfigurado esteticamente diversas vezes.

Antes de abrigar a milésima filial da rede de fast-food McDonald’s, popularmente conhecida como Méqui 1000, ela foi palco para ações da NBA, já instalou um banco e chegou a ficar vazia, sem qualquer uso ou morador.

Contudo, revisando a história do endereço, é necessário compreender a origem de sua criação. Até o ano de 1944, o terreno não tinha a mesma forma, mas abrigava uma residência no estilo de um chalé suíço.

Contudo, o proprietário faleceu, possibilitando a Maria e Wagih Hannud, comerciantes do ramo têxtil, a se mudarem com os quatros filhos para o local, cujo endereço já era cobiçado há anos pela esposa.

Ambos eram imigrantes e, Maria, em especial, se formou no Conservatório Dramático Musical, curiosamente tendo aulas com Mário de Andrade durante o período.

Ao adquirirem o local, demoliram a primeira residência e construíram a mansão com os padrões arquitetônicos conhecidos até os dias atuais.

O desenho do casarão foi feito em 5 meses com base em recortes de almanaques reunidos por Maria, que usou diversas referências para a modelar a casa dos seus sonhos.

Para concretizá-la, foram necessários mais de 5 anos de construção e, por fim, decoração, a cargo do inglês Mr. Ronald Upstone. Por lá ficariam até o início dos anos 1990.

Com o tempo, as grandes escadas e espaços amplos tornaram-se vilões para os residentes mais antigos, tanto por seu envelhecimento como pelas dificuldades de locomoção.

A família Hannud, então, se mudou para um apartamento e passou a administrar o endereço para aluguel, abrigando o extinto BankBoston a partir de 1996 que, ao ter seus ativos comprados em 2006, passou a abrigar o Banco Itaú, encerrando o contrato em 2016.

Até 2019, eventos temporários de marcas diversas passaram pelo local, especialmente em períodos natalinos, até abrigar a lanchonete atualmente instalada no casarão. Texto de Wallacy Ferrari / AH adaptado para o blog.

Localizado na Avenida Paulista, 1811.

Nota do blog: Data 2019 / Crédito para Jaf.


Comentários


bottom of page