Cartaz de Propaganda Política "Mais Bekon", 1956, União Soviética / Atual Rússia
- Fotografia e Nostalgia
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

Cartaz de Propaganda Política "Mais Bekon", 1956, União Soviética / Atual Rússia
Propaganda
Trata-se de uma cartaz de propaganda política originário da Letônia (então parte da URSS), autoria de Arturs Mucienieks, que também acabou sendo utilizado na União Soviética.
A frase escrita no cartaz pode ser traduzida, erroneamente, como "mais bacon", buscando estimular a produção deste corte suíno por parte dos agricultores.
Mas, na realidade, o cartaz não se referia ao corte suíno bacon, mas sim a uma raça de porco.
Nos anos 50, após a Segunda Guerra Mundial, houve uma modernização na agricultura dos países do bloco oriental, com as antigas raças de porco (que produziam mais gordura do que carne) sendo substituídas pela raça "Bekon".
Assim, a frase existente no cartaz não significa "mais bacon", mas sim "criem mais porcos Bekon", que seriam porcos maiores e com maior teor de carne.
Além disso, há estudiosos que dizem que o termo "Bekon" se referia a porcos de mais de 100 kgs, não havendo qualquer relação como o termo "bacon" como conhecemos.
Concluindo, consta ainda que os russos já conheciam o termo "bacon" da leitura de livros de literatura da língua inglesa. Existe a possibilidade de que adaptaram o termo "bacon" (corte suíno) para "Bekon" (raça de porco). Mas não há certeza sobre isso, estamos no campo das suposições.
Nota do blog: Data 1956 / Crédito para União Soviética.
Comentários