top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Sociedade de Concertos Symphonicos, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 4 de jul. de 2025
  • 3 min de leitura

Sociedade de Concertos Symphonicos, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Ribeirão Preto - SP

Fotografia




Texto 1:

A imagem do post é uma restauração de foto do embrião da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, datada por volta de 1923, fotógrafo não obtido.

Na fila central, podemos citar: Max Bartsch (terceiro da esquerda para a direita), José Delfino Machado (quinto sentado da esquerda para a direita), maestro Carlos Volani Nardelli (quarto sentado da esquerda para a direita) e Belmácio Pousa Godinho (quarto da direita para a esquerda). Crédito das informações para Eduardo Hanna.

Texto 2:

A foto em tela é da Sociedade de Concertos Symphonicos, a qual, por iniciativa do maestro Carlos Nardelli e do compositor Homero de Sá Barreto, realizou em 31/10/1922 o concerto inaugural do Theatro Carlos Gomes. Além disso, fez concertos em 1923, 1929 e participou da inauguração do Theatro Pedro II, em 1930.

A atual Orquestra Sinfônica é de 1938, quando foi criada a sua mantenedora Associação Musical de Ribeirão Preto.

A propósito, em 2038 seria o centenário da atual Orquestra Sinfônica, mas Gisele Laura Haddad, uma das pessoas que mais conhece as coisas da Orquestra, lançou, em 2022, o livro “Centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto”, considerando a fundação a partir desse concerto inaugural efetuado pela Sociedade de Concertos Symphonicos. Crédito das informações para Octávio Verri Filho.

Texto 3:

De acordo com Gisele Laura Haddad, professora, pesquisadora, musicóloga, mestre e doutora em Música e arquivista histórica da Orquestra, até 2006 acreditava-se que ela havia sido criada em 1938, mesmo ano de fundação de sua mantenedora, atualmente chamada Associação Musical de Ribeirão Preto. Porém, pesquisas constataram que sua formação foi idealizada em 1921 e o concerto inaugural aconteceu em outubro de 1922, realizado no extinto Theatro Carlos Gomes.

Em 2013 foi localizado no arquivo pessoal de José dos Reis Miranda Filho (1901-1956), de propriedade de sua neta Dirce Maria Miranda Ribeiro, recorte do jornal "Diário da Manhã", datado de 23 de fevereiro de 1961, com foto da orquestra identificada com a seguinte legenda: “A primeira orquestra sinfônica de Ribeirão Preto em 1921, os elementos remanescentes ainda aqui residentes vão comemorar nesse ano (1961) o quadragésimo aniversário de sua instalação”.

Na verdade, o que ocorreu foi uma iniciativa do maestro Carlos Nardelli em prol de colegas músicos da Orquestra do Theatro Polytheama, que perderam partituras e instrumentos em incêndio ocorrido no local em 16 de março daquele ano. Houve um concerto inaugural da Sociedade de Concertos Symphonicos (fundada para manter a orquestra que se formava nesse contexto do incêndio) e um festival, ambos no Theatro Carlos Gomes, com cadeiras lotadas, que mereceu do jornal "A Cidade", em edição do dia 21 de maio de 1921, o lançamento da ideia de se realizar concertos do gênero a cada dois meses na cidade.

Além disso, o recorte decisivo para confirmação da real data de criação da orquestra foi localizado durante pesquisas no arquivo hemerográfico do jornal "A Cidade", que divulgou o concerto inaugural da Sociedade de Concertos Symphonicos, em 31 de outubro de 1922, no Theatro Carlos Gomes, com 35 músicos sob a regência dos maestros Carlos Nardelli e Homero Barreto. Naquela ocasião foi executado programa com peças de autores nacionais e estrangeiros. Assim, 31/10/1922 passou a ser a data oficial de fundação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Trecho de texto da PMRP.

Nota do blog: Data circa 1923 / Autoria não obtida / Crédita da postagem da imagem para Eduardo Hanna.


Comentários


bottom of page