Museu da Cidade, Sertãozinho, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- há 1 dia
- 2 min de leitura


















































Museu da Cidade, Sertãozinho, São Paulo, Brasil
Sertãozinho - SP
Fotografia
O Museu da Cidade, criado pela Lei 5018, de 31 de março de 2010, tem por missão colecionar, preservar e promover a divulgação do patrimônio cultural, histórico e artístico da cidade de Sertãozinho. Buscando valorizar a história e ampliar a percepção crítica da realidade social pela população, o Museu da Cidade é um equipamento cultural destinado a ser espaço de encontro, de produção de conhecimento e, também, ser uma oportunidade de lazer gratuito e de qualidade para a população.
O acervo do Museu da Cidade, composto por objetos históricos, obras de arte, acervo numismático, história oral e hemeroteca, procura subsidiar o processo de pesquisa, preservação e comunicação da memória sociocultural dos habitantes de Sertãozinho, com peças e obras de arte relativas à evolução agroindustrial do município, cuja cultura da cana de açúcar representa seu principal expoente. O desenvolvimento urbano e as relações de trabalho, além da religiosidade de sua população, são objetos de estudo do Museu, havendo em seu acervo itens representativos dos mais variados ofícios e crenças – fonte de reflexões acerca do papel das correntes migratórias e emigratórias pelas quais a cidade passou ao longo de sua existência.
O prédio do Museu da Cidade, uma das edificações mais antigas de Sertãozinho, foi construído seguindo a arquitetura conhecida como miscelânea paulista, estilo replicado em diversos prédios sedes de fóruns e cadeias pelo interior do Estado de São Paulo. Inaugurado em 1916, como sede do Poder Judiciário, sendo Fórum da Comarca e Cadeia Pública, o prédio funcionou assim até 1958, quando a Cadeia Pública foi desativada no prédio, que ainda manteve o Fórum até 1969. A partir de 1971 abrigou temporariamente o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), até que, em 1976 passou a abrigar a Delegacia de Trânsito, funcionando assim até 1994.
Enquanto Delegacia de Trânsito, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), por meio da Resolução n. 53, de 19 de setembro de 1985.
Após a desocupação do edifício pela Delegacia de Trânsito em 1994, foi instalado no imóvel o Núcleo de Desenvolvimento Cultural, intitulado “Maestro Oscar Meneghini”, pela Lei n. 3147, de 18 de setembro de 1996. A partir de então o espaço foi utilizado como equipamento cultural público, abrigando a Assessoria de Cultura, depois o Departamento de Cultura e Turismo, incluindo o Centro Municipal de Memória a partir de 2006 e, finalmente, o Museu da Cidade de Sertãozinho. Texto do Centro Municipal de Memória / Museu da Cidade.
Nota do blog: Data 2026 / Crédito para Jaf.



Comentários