top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Imagens da Estação Ferroviária Evangelina / Evangelina SPM, Estrada de Ferro São Paulo-Minas, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Locomotiva, possivelmente da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, na Estação Ferroviária de Evangelina - Data 1960 / Autoria não obtida.


Vista parcial da Estação Ferroviária de Evangelina - Data circa 1963 / Crédito para Mauro Theodoro de Souza.


Vista parcial da Estação Ferroviária de Evangelina - Data circa 1963 / Crédito para Mauro Theodoro de Souza.


Locomotiva vaporeira da Estrada de Ferro São Paulo-Minas no pátio da Estação Ferroviária Evangelina - Data 1953 / Autoria da imagem desconhecida / Crédito da postagem da imagem para Rodrigo Flores.


Imagens da Estação Ferroviária Evangelina / Evangelina SPM, Estrada de Ferro São Paulo-Minas, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Ribeirão Preto - SP

Fotografia


A Estação Ferroviária Evangelina, também chamada de "Evangelina velha" (em relação a "Evangelina nova", do tronco novo da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro), foi inaugurada com o ramal da SPM, em 1928.

Foi desativada na erradicação do trecho por causa da alteração do tronco da Mogiana, em 1964. Trecho de texto do Estações Ferroviárias do Brasil.

Nota do blog 1: Consta, em 08/02/1964, uma petição do prefeito Welson Gasparini a diretoria da Estrada de Ferro SãoPaulo-Minas, pedindo que a estação desativada não fosse demolida, pois estava funcionando uma escola municipal no local, com quase 50 alunos. Trecho de texto do jornal Diário da Manhã, de 12/04/1964.

Nota do blog 2: "Dessa estação não restou nada, e, segundo um seu antigo chefe, plantaram laranja por cima. Evangelina era o nome da mãe do construtor do ramal e este, por incrível que pareça, ainda estava vivo em 1991. Por ali passava o trem de passageiros para São Sebastião do Paraíso, que segundo um antigo usuário era apelidado de 'Goiaba', porque atravessava um grande centro produtor desta fruta". Texto de Rodrigo Cabredo, de 1999.

Nota do blog 3: O nome da estação, finalmente demolida, acabou sendo conservado em uma estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, no seu novo tronco (1964) que contornava a cidade de Ribeirão Preto pelo leste, perto do bairro de Vila Abranches (que, aliás, deveria ter sido o nome dessa nova estação, mas acabou sendo preterido). As duas estações, a velha e a nova, ficavam distantes uma da outra. Trecho de texto do Estações Ferroviárias do Brasil.

Nota do blog 4: Hoje, é difícil dizer onde era a localização da Estação Ferroviária Evangelina, pelo fato dela ter sido completamente demolida. Mas segundo informações obtidas nas redes sociais, teria sido próximo à Sociedade Hípica de Ribeirão Preto (possivelmente atrás) no Parque São Sebastião.

Nota do blog 5: Data e autoria, quando obtidas, abaixo das imagens do post.

Comentários


bottom of page