top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Vista parcial de Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 28 de out.
  • 2 min de leitura
ree
ree

Vista parcial de Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil

Santa Rita do Passa Quatro - SP

Foto Iara

Fotografia - Cartão Postal



Texto:

Tudo passa!

Um pouco mais da história da nossa bela e Santa Rita do Passa Quatro.

Atrás de uma foto (um cartão postal de publicidade), muito de nossa história.

Foto aérea do final de 1958, mostra-nos o loteamento planejado de forma futurista do Jardim Cinelândia. Bem no alto, ao pé do loteamento, o campo abandonado do antigo São Sebastiãozinho. A sua esquerda, mais acima, na então rua Boa Vista, atual Manoel Vieira Palma, o velho sobrado (acho que era da família Rizzo); acima também, à direita, a mata de eucaliptos da Fazenda Planalto (atualmente Jardim Itália). Mais abaixo, as quadras entre as ruas Carlos Augusto Monteiro de Barros, antiga 13 de Maio, e a rua Sete de Setembro com grandes quintais e pouca casas.

Outra curiosidade: a rua que separa o Pátio da Matriz e o Jardim Público, hoje Praça Zequinha de Abreu, era o ponto de automóveis de praça (hoje a fonte luminosa). Ao lado, o Instituto de Educação Nelson Fernandes. Ao fundo o chamado “buracão”.

Bem abaixo, o prédio da Santa Casa, tendo ao lado a Maternidade, inaugurada em 1959.

No verso do postal algumas referências curiosas: Santa Rita era considerada “Cidade Carinho”. Sua altitude e população. Ainda a distância rodoviária e ferroviária de São Paulo. Latitude e Longitude! Pelo que parece, hoje ninguém sabe disso!

Era o cartão postal do loteamento Jardim Cinelândia. Empreendimento do professor Jayme Nori, grande visionário e uma das grandes lideranças da época!

A foto é de autoria do senhor Orlando Crott, que deixou um grande acervo fotográfico para nossa história! Será que existe alguma rua com o nome do senhor Orlando? Texto de Argemiro Octaviano adaptado para o blog.

Nota do blog 1: Propaganda do loteamento do Jardim Cinelândia.

Nota do blog 2: Data circa 1958 / Crédito para Orlando Crott.


Comentários


bottom of page