Vista do entorno do Mercado Municipal / Mercadão / Mercado Central, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 10 de nov.
- 2 min de leitura

Vista do entorno do Mercado Municipal / Mercadão / Mercado Central, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Vista do entorno do Mercado Municipal / Mercadão / Mercado Central (o nome correto do mercado é uma charada para mim, sempre encontro essas três denominações em reportagens, livros e documentos públicos e privados).
É possível observar caminhões, peruas e caminhonetes que ali faziam ponto, carregadas de frutas e verduras para comercialização.
Posteriormente construíram naquele local o Terminal Antônio Achê, que anos mais tarde seria desativado e demolido (atualmente o espaço abriga o Centro Popular de Compras / CPC, também conhecido como "camelódromo").
Cumpre dizer que nunca entendi a demolição do antigo terminal, tendo em vista que, anos depois, a Prefeitura construiu o Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig em local próximo, mas com acesso mais distante para quem está no centro da cidade, principal público do referido terminal. Tal situação sempre me pareceu desperdício de dinheiro público, pois se o antigo terminal era inadequado (algo bem controverso), bastava a Prefeitura reformar/revitalizar ao invés de demolir.
Consta que a desativação do antigo terminal foi realizada em 1999, durante o governo Luiz Roberto Jábali, sob a justificativa de que faria o trânsito "andar", como preconizava o plano de modernização da Transerp (os prefeitos de Ribeirão Preto tem uma fixação em fazer o "trânsito andar", recentemente um, provavelmente o pior da história, tornou as vias da cidade um inferno, construindo corredores de ônibus sem aumentar faixas de rolamento, instalando centenas de semáforos para travar o fluxo, eliminando retornos, entre outros absurdos). O problema é que o trânsito nunca "anda" com as mudanças por eles realizadas.
Ao fundo, vista das palmeiras imperiais retiradas durante as obras de alargamento do ribeirão Preto em 2009 (que foram objeto de uma desastrada e cara operação de replantio, com nenhuma vingando, durante o governo Dárcy Vera).
Nota do blog: Data e autoria não obtidas.



Comentários