top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Torre de madeira com bandeira, Curitiba, Paraná, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 28 de mai.
  • 2 min de leitura

ree

ree

Torre de madeira com bandeira, Curitiba, Paraná, Brasil

Curitiba - PR

Fotografia


A imagem 1 do post não tem muitas informações: apenas está marcado "1920" e que é de autoria de Domingos Foggiatto. Ela mostra uma imensa torre de madeira, rodeada por populares, tendo em seu topo o que seria uma bandeira. Não há menção ao evento ou local.

A imagem 2 é um reportagem publicada no jornal "A República", de 19/11/1909. Apesar de não possuir imagens, ela discorre sobre um evento ocorrido na cidade em 1909, que, possivelmente, é o que está retratado na imagem 1 do post.

Segundo a matéria do jornal, a torre de madeira teria sido construída na Praça Osório, e nela hasteada uma grande bandeira brasileira, com a finalidade de comemorar seu 20º aniversário.

Não há como garantir 100%, mas é uma possibilidade bem razoável (e neste caso, a data "1920" marcada na imagem, estaria errada, o que não seria absurdo, muitas vezes datas são colocadas posteriormente nas imagens, às vezes por pessoas que herdaram elas, e não presenciaram o evento; ou, ainda, datadas muito tempo depois por seus donos, podem ocorrer erros).

Assim, o assunto ainda não está fechado, vamos encerrar o post com a observação de "informação sujeita a confirmação". Caso eu consiga mais informações, atualizo o post.

Nota do blog 1: Observem a luminária antiga do poste, verdadeiro espetáculo!

Nota do blog 2: Se compararmos o civismo de antigamente com esse "negócio" praticado atualmente, tem-se uma boa ideia do porquê do país ser essa bagunça. Não existe mais o respeito, o bom senso e o amor a Pátria. E, para ser sincero, a Pátria também não é mais a mesma, não parecendo ser digna desses sentimentos. A solução? Talvez um olhar para o passado, um restabelecimento de padrões de respeito há muito esquecidos...

Nota do blog 3: Data não obtida / Crédito para Domingos Foggiatto.




Comentários


bottom of page