Ruínas do antigo complexo da Cia. Antarctica, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 17 de ago.
- 2 min de leitura





































Ruínas do antigo complexo da Cia. Antarctica, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Imagens do degrado em que se encontra o antigo complexo da Cia. Antarctica.
A maior parte da construção foi demolida, só restando a parte original de 1911 que, na época, foi dito que seria "preservada".
Todo o maquinário e peças aproveitáveis foram retirados quando da desativação da unidade industrial. E o que não foi levado, acabou leiloado, furtado e depredado.
O que vemos atualmente são ruínas aguardando a ação do tempo.
Já foram divulgados vários projetos para o local: shopping popular, centro cultural, etc. Pessoalmente, acho que tais empreendimentos jamais serão realizados no local, tendo em vista o degrado e falta de segurança em que se encontra aquele trecho da cidade. Ninguém vai investir milhões em uma região que muitos comerciantes estão abandonando, é ilusão pensar diferente.
E já que todo mundo tem sua própria solução para a questão, também deixo a minha: um grande supermercado atacadista, estilo Assaí, Paulistão, Atacadão, etc, que se comprometa a restaurar e manter o prédio original (e podendo ainda aventar a possibilidade de criação de um museu no seu interior). É um tipo de comércio que não depende tanto do entorno, além de fornecer produtos de primeira necessidade (alimentos), certamente vai ter procura e não fechará as portas em pouco tempo. Se tal coisa acontecesse, revitalizaria a região, trazendo mais segurança e empregos. Imaginem algo ao estilo do Assaí construído na avenida Presidente Castelo Branco, acredito que seria uma injeção de ânimo naquele trecho, inclusive estimulando outros comerciantes a abrir negócios por lá, na esperança de pegar parte do público do mercado. E a meu ver, talvez a única solução para o que resta da antiga Cia. Antarctica ser preservado.
Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários