Rotatória Amin Antônio Calil, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 19 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
































Rotatória Amin Antônio Calil, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Texto 1:
A rotatória Amin Antônio Calil é um dos principais dispositivos do tipo em Ribeirão Preto.
Ela foi recentemente remodelada, com a implantação de caminhos, jardinagem, etc. Acho que tentaram implantar uma espécie de parque na praça existente no local.
Porém, como a maioria das obras da cidade, o serviço não foi realizado de forma adequada.
É necessário manutenção em diversos pontos, melhorias na jardinagem e poda de mato, instalação de câmeras, melhorias na iluminação e segurança.
Além disso, o local virou depósito de lixo, recicláveis e abrigo para consumo de drogas e moradores de rua.
Quanto ao córrego, está extremamente mal cuidado e sujo.
Uma vez lá, tem-se a sensação de que o local está abandonado, esquecido pela administração da cidade. Espero que o novo prefeito mude isso.
Resta aguardar providências a respeito, mas conhecendo o padrão de nossa prefeitura, dificilmente esse cenário vai mudar. Texto do Blog.
Texto 2:
Amin Antônio Calil foi o maior símbolo do comércio e da indústria de Ribeirão Preto. Líder empresarial, foi eleito presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto em junho de 1941, tendo sido reeleito por diversas vezes, até o ano de 1958. Em 1962, voltou à presidência, exercendo o cargo até 1968.
Foi o idealizador e, em sua gestão, foi inaugurado, em 8 de agosto de 1954, o “Palácio do Comércio e Indústria”, na esquina das ruas Visconde de Inhaúma e São Sebastião.
Amin Antônio Calil nasceu em Altinópolis, em 16 de abril de 1910. Filho de Francisco Antônio e Maria Moysés, formou-se em Farmácia em 1930, pela USP e, a partir de 1935, trabalhou no ramo do comércio com seus irmãos.
Fundou, em 1942, o Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicato do Turismo e Hospitalidade e foi, também, um dos fundadores da Confederação Nacional do Comércio e da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Junto com seus irmãos, fundou a loja “A Modelar”.
Trouxe para Ribeirão Preto o Senai e o Sesc e, ainda, foi um dos responsáveis pela criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Faleceu em Ribeirão Preto, em 30 de maio de 1971.
No dia seguinte à sua morte, o então prefeito Antônio Duarte Nogueira determinou que a praça rotatória, que estava em construção, no final da avenida Fábio Barreto recebesse o seu nome. Também recebeu o nome de Amin Antônio Calil o edifício da sub-sede da Acirp, no bairro Campos Elíseos. Texto da PMRP.
Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários