top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Ribeirão Preto, O Passado Manda Lembrança VI 2025 - Grupo Amigos da Fotografia

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 27 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Ribeirão Preto, O Passado Manda Lembrança VI 2025 - Grupo Amigos da Fotografia

Ekopress - 108 páginas - 2025

Livro


Hoje, o post sobre lembranças de Ribeirão Preto é um pouco diferente, mas tão interessante quanto.

Vamos tratar do lançamento do VI (sexto) volume do livro "Ribeirão Preto, O Passado Manda Lembrança", projeto do Grupo Amigos da Fotografia e Movimento das Artes.

Começo dizendo que, sempre que alguém me pede indicações de livros sobre a história de Ribeirão Preto, indico os livros da série "Ribeirão Preto, O Passado Manda Lembrança". E faço isso por uma razão muito simples: entendo que o método mais interessante de começar a aprender sobre determinado assunto, é com fotografias, especialmente comparativas "antes e depois", onde podemos observar como era determinado espaço e como se encontra atualmente. Em minha experiência pessoal, posso dizer que toda vez que mostro os livros da série para iniciantes no tema "história de Ribeirão Preto", todos gostam e ficam interessados em conhecer mais. E não estou dizendo que texto, pesquisa, metodologia, etc, sejam dispensáveis. Apenas acredito que, inicialmente, fotografias possibilitam um início mais fácil, fomentando posterior interesse no tema.

Dito isso, vamos aos responsáveis pelo livro (que são muitos, citar todos alongaria demais o texto): Elza Rossato, Sueli de Oliveira Estevam Gonçalves, Diamantino Gonçalves, Max Gallão Mesquita e muitos outros. São pessoas competentes e super conhecidas na cidade. Meus parabéns a todos pelo trabalho. E, claro, sem esquecer de João Rossato (in memoriam), que, ao reunir fotógrafos e fundar um grupo, plantou a semente do que viria a se tornar o Grupo Amigos da Fotografia.

Também não podemos esquecer dos patrocinadores, são eles que, antes que um livro obtenha receita de venda, bancam grande parte dos custos.

Sobre o livro, fantástico, é um prazer ver publicadas fotos que conheço e outras inéditas (para mim) de Ribeirão Preto. Ontem, mesmo cansado do trabalho (inclusive, fiquei preso no trabalho, não consegui chegar a tempo, só deu para passar quase no fim, minha esposa ainda que desceu do carro para pegar o livro, já peço desculpas por isso, mas, em minha defesa, tive a satisfação de ser o primeiro a comprar o livro no pré-lançamento, o que muito me orgulha!) só dormi depois de ler o livro inteirinho!

E quando terminei, lembrei de uma conversa que tive com a Elza Rossato em 2020, na ocasião do lançamento do volume 5:

"Esse já foi Elza, agora estou aguardando o VI."

Elza respondeu que aquele "era o último, que não teria mais, que dá muito trabalho, etc."

E hoje, cinco anos depois, estou com o volume VI em mãos, o que mostra que quem tem prazer no que faz, mesmo com todas as dificuldades, continua.

Assim, só me resta renovar o pedido: "Esse já foi Elza, agora estou aguardando o VII..."

Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.




Comentários


bottom of page