top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

"Proibido abastecer após o travamento da bomba", Estado do Paraná, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 12 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

"Proibido abastecer após o travamento da bomba", Estado do Paraná, Brasil

Estado do Paraná - PR

Fotografia


Encher o tanque de combustível até a boca é proibido no Estado do Paraná. A medida se originou na Assembleia Legislativa do Paraná com o intuito de proteger a saúde dos frentistas e motoristas. Além disso, também cuida do meio ambiente e do funcionamento dos veículos.

A lei 18.619/2015 estabelece que o abastecimento seja feito no máximo até o travamento automático de segurança da bomba. Quando ela trava significa que o tanque já está completo, mas alguns clientes e donos dos postos continuavam abastecendo os veículos.

O problema dessa prática é que esse excesso pode causar o entupimento do filtro de combustível, possibilitando que substâncias perigosas como o benzeno sejam lançadas ao ar. A intoxicação por benzeno pode causar alucinações, taquicardias e distúrbios de fala. A longo prazo esses efeitos podem evoluir para depressão.

Portanto, pode-se afirmar que a simples prática de não ultrapassar o limite da trava da bomba é uma questão ambiental e também de saúde pública, beneficiando trabalhadores dos postos de combustíveis e o meio ambiente.

Assim, por este motivo, todo posto de combustíveis no Paraná precisa ter uma placa como a do post afixada em local bem visível, alertando que abastecer além da trava automática é proibido. Não cumprir essa norma gera multa ao dono do estabelecimento, podendo dobrar em caso de reincidência no descumprimento da presente lei. Trecho de texto da Alep adaptado para o blog.

Nota do blog 1: Excelente medida, espero que sejam criadas leis similares nas demais unidades da federação, ou, melhor ainda, uma lei federal à respeito do tema.

Nota do blog 2: Data 2025 / Crédito para Jaf.


Comentários


bottom of page