Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Jaboticabal, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 25 de set.
- 4 min de leitura








Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Jaboticabal, São Paulo, Brasil
Jaboticabal - SP
Fotografia
Texto:
A história da paróquia começa com o milagre da cura da menina cega de nascença, que acompanhada de sua mãe, dona Gertrudes, saiu a pé de Jaboticabal, sua cidade natal e recebeu a luz da fé ao visitar a igreja em Aparecida do Norte. Entre os inúmeros prodígios realizados pela Senhora Aparecida, em tempos antigos, está a cura de uma menina cega de nascença. Dona Gertrudes Vaz morava com sua filha em Jaboticabal, no interior de São Paulo. Um irmão de dona Gertrudes, chamado Malaquias, ia sempre em peregrinação à Aparecida, e depois contava para a sobrinha os milagres que ali se operavam.
A menina pedia à mãe para irem também em peregrinação. Mas como eram muito pobres, não tinham recursos para a longa viagem. Confiando, porém, na Virgem Aparecida, elas se puseram um dia a caminho, pedindo esmolas para se manterem. Depois de semanas de viagem, ao chegarem próximo de Aparecida, de repente, a menina, que era cega de nascimento, exclama com simplicidade:
– Olha mãe! Aquilo não será a igreja de Nossa Senhora Aparecida?
Muito emocionada, a mãe pergunta: Então, minha filha, você está enxergando?
– Perfeitamente, mamãe! – Respondeu a menina.
– De repente veio uma luz que clareou a minha vista. Este caso deu-se no ano de 1874.
Retornando para Jaboticabal foi construída a capela, que depois viria a ser a Igreja de Nossa Senhora Aparecida em Jaboticabal e uma das primeiras a ser erguida no Brasil em devoção à santa.
O artista Cândido Portinari imortalizou essa história em um quadro de pintura a óleo.
A graça divina que fez enxergar a menina cega de nascença no ano de 1874, inspirou a criação de uma pequena capela de taipa e pilão. Isso ocorreu quando ela e sua mãe, Dona Gertrudes Vaz, retornavam para Jaboticabal. O nome da menina até hoje é desconhecido. O primeiro registro citado no Livro de Atas da Câmara Municipal, fala dessa capelinha na Colina Santa, em 1895.
No início do século XX, para atender o crescente número de devotos de nossa cidade e região, foi construída uma igreja considerada na época imponente e uma das pioneiras no país. Foi construída em um terreno doado por Joaquim Costa Penha, conhecido por “Capitão Neves”, que liderou um grupo de devotos na construção desse novo templo. Sua obra iniciou-se em 1900 e foi inaugurada em 1910, uma das primeiras igrejas do país em louvor à Nossa Senhora Aparecida, que na época, recebia o título de “Padroeira do Brasil”.
Com o crescimento do número de fiéis, foi necessário a criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em 28 de maio de 1939, por Dom Antônio Augusto de Assis, primeiro bispo da Diocese de Jaboticabal (1931 a 1961). Em pouco tempo a paróquia contava com 10 mil habitantes compreendendo 17 capelas provisionadas.
No início a paróquia foi entregue aos cuidados dos padres agostinianos, tendo como seu primeiro pároco, o Frei Serápio Rodrigues. Dois anos depois foi sucedido em 1º de março de 1941, por Frei Manoel Álvares. Tendo em vista que um dos primeiros e mais famosos milagres ocorridos por intercessão de Nossa Senhora Aparecida fora a cura da menina cega de Jaboticabal, e que as construções de muitos santuários em todo mundo têm em sua origem fatos miraculosos, Frei Manoel projetou a construção de um santuário próximo à igreja construída em 1910. Em 1943, levando em consideração o crescente número de fiéis e peregrinos, foi nomeado uma comissão para a construção do santuário. O projeto original foi elaborado em 1944 pelo engenheiro Durval Ribeiro na conjugação de estilos colonial e barroco. Na planta original, contam as seguintes dimensões e características: 30 metros de frente, 65 de comprimento e 32 de altura. A torre projetada em 57 metros de altura e a cúpula em 36 metros. Na parte frontal, escadarias com 27 metros de extensão e pórtico com três portais. Batistério e sacristia ocupam ambos os lados e no subsolo, cripta com 22 metros de comprimento.
Em 07/09/1944, foi solenemente assentada a pedra fundamental do novo templo. Um ano depois, foi realizada a primeira missa campal sobre os alicerces parcialmente concluídos com a presença dos operários que estavam envolvidos na edificação.
Em novembro de 1950, foi nomeado o Padre José Varani para Bispo Coadjutor, com direito à sucessão de Dom Antônio de Assis, que aconteceu dois meses depois.
No dia 23 de dezembro de 1956, Dom José Varani, benzeu a nova Matriz, que mesmo inacabada, começou a ser usada para as celebrações. No dia seguinte, véspera de Natal, foi celebrada uma missa festiva com a presença de Dom José Varani que, durante a sua homilia, exortou o povo a trabalhar pela conclusão do novo templo.
Em dezembro de 2017, pelo desejo de Deus, pelo aumento do número de devotos e pelo anseio do povo, a Paróquia foi elevada pelo então bispo diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva a Santuário Diocesano dedicado à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que atualmente está sob responsabilidade do Pároco-Reitor Padre Paulo Alexandre Gonçalves. Trecho de texto da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Localizada na rua José Bonifacio, 380.
Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários