Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 24 de jun.
- 1 min de leitura























































































































Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP Fotografia
Fundado em 2004 a partir da coleção pessoal de Emanoel Araujo (1940-2022), o Museu Afro Brasil é uma referência na valorização da arte e da cultura africana e afro-brasileira. Com obras que abrangem do século XVIII à contemporaneidade, o Museu destaca a criatividade e a ousadia de artistas brasileiros e internacionais sob a perspectiva afro-diaspórica.
A ideia do Museu nasceu da visão de Emanoel Araujo, que apresentou uma proposta museológica à então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. A iniciativa foi abraçada pela gestão municipal, viabilizada com recursos da Petrobras e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
Desde 2009, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, que incorporou o nome de seu fundador em 2022, é gerido pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, sob a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Em duas décadas de existência, o Museu realizou mais de 300 exposições, recebeu mais de 3 milhões de visitantes, publicou 40 catálogos e promoveu centenas de eventos culturais e programas educativos, consolidando-se como um espaço de arte, conhecimento e memória. Trecho de texto do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.
Nota do blog 1: Não deixe de conhecer, fiquei impressionado com o tamanho e diversidade do acervo. Vale muito a pena!
Nota do blog 2: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários