"Monumento em comemoração ao dia municipal de Olimpíadas Científicas de Lançamento de Foguete", Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 30 de out.
- 3 min de leitura



"Monumento em comemoração ao dia municipal de Olimpíadas Científicas de Lançamento de Foguete", Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia
Alguns dias atrás tomei conhecimento que professores da cidade de Santa Rita do Passa Quatro criaram uma pequena competição escolar denominada "Olimpíadas Científicas de Lançamento de Foguete".
E parte dos vereadores locais, empolgados com o fato, resolveram propor um projeto de lei criando um dia específico no calendário municipal para comemorar o evento (projeto esse já aprovado, atualmente o dia da referida efeméride é 20 de julho).
Mas não parou por aí: o prefeito da cidade, também inebriado com a coisa, mandou erigir um monumento para registrar o fato na Escola Estadual Nelson Fernandes.
Portanto, tendo em vista a enorme atenção que o referido projeto escolar recebeu dos representantes do Legislativo e Executivo, só posso concluir que os resultados obtidos foram de grande importância para a cidade!
Continuando, vamos agora discorrer sobre as características do monumento: ele é construído em alvenaria e possui a indefectível placa de inox com o nome de todas as autoridades envolvidas na homenagem (nem as placas do monumento dedicado ao Zequinha de Abreu, principal nome da história da cidade, tem tantos nomes e texto).
Dito isso, confesso que não entendi a madeira estilizada no monumento, talvez com intenção de parecer um foguete. Não me parece que algo produzido com tal matéria prima tenha alguma relação ou similaridade a tecnologia de lançamento de foguete. Mas, por outro lado, há na placa a estimulante frase:
"Em cada foguete lançado, uma nova possibilidade de sonho se concretiza".
Não sei vocês, mas eu adorei, não é à toa que Santa Rita do Passa Quatro se auto-intitula "Cidade Poema"!
Outra coisa: caso alguém tenha curiosidade de conhecer mais à respeito do evento, tem alguns desses foguetinhos produzidos pelos alunos em exposição no Centro Cultural e Museu José Spadon. E até que são bonitinhos, parecem boas réplicas.
Assim, pelo empolgação demonstrada, só posso concluir que a cidade tem potencial e, talvez, sonha em se tornar um polo de tecnologia na área de lançamento de foguete. Inclusive, para ajudar nesse intento, já tem até "dia específico" no calendário municipal (é 20 de julho, não esqueçam!).
Penso que tal iniciativa não deixa de ser um início, uma meta futura, embora erigir um monumento com essa motivação pareça, aos meus olhos, um pouco exagerado (talvez fosse melhor que o dinheiro público gasto na homenagem pudesse, por exemplo, ser revertido para o referido projeto). Falo isso devido ao fato que todos os anos escolas públicas produzem inúmeros projetos, dos mais variados temas. Se tal homenagem virar regra, pode ser que falte lugares para instalar os monumentos. Em última análise, podem até atrapalhar a entrada dos alunos em suas respectivas escolas devido o número de monumentos que seriam necessários.
Além disso (não é o meu caso), há pessoas que conhecem ou moram na cidade que entendem haver muitas coisas a serem resolvidas antes, que demandam recursos públicos (segundo essas pessoas, por exemplo, reformar e fornecer papel higiênico no banheiro público da Praça Zequinha de Abreu, localizado bem próximo do monumento em questão). Ao meu ver, essas pessoas não foram capazes de captar a importância e magnitude do projeto, preferindo atender necessidades, digamos, básicas, primeiro.
Dito isso (e feitas as fotos para a história), concluo desejando sorte aos envolvidos no referido projeto. Que Santa Rita do Passa Quatro se torne a maior lançadora de foguete do estado de São Paulo, quiçá do Brasil. Não vou falar do mundo (a humildade me impede) porque a disputa é mais complicada, temos a Nasa e outras organizações do tipo com programas de lançamento de foguete mais desenvolvidos e melhor financiados que o santarritense...
Nota do blog 1: Monumento localizado ao lado da Escola Estadual Nelson Fernandes.
Nota do blog 2: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários