Monumento ao Dr. Álvaro Guião, Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, São Carlos, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 22 de mai.
- 2 min de leitura




Monumento ao Dr. Álvaro Guião, Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, São Carlos, São Paulo, Brasil
São Carlos - SP
Fotografia
Nascido em Santa Rita do Passa Quatro em 20 de maio de 1894, Álvaro de Figueiredo Guião iniciou seus primeiros estudos no Grupo Escolar Guimarães Júnior, em Ribeirão Preto. Em 1905, entrou no Colégio São Luiz, em Itu, onde se bacharelou em Ciências e Letras. Em 1911, matriculou-se na Universidade de Genebra, na Suíça, onde se formou em Medicina. De volta ao Brasil, em 1917, começou a clinicar em Campinas. Em 1921 ingressou como interno na Maternidade de São Paulo, na qual chegou à posição de chefe da clínica hospitalar. Entre outras atividades, foi ainda cirurgião do Sanatório Santa Catarina e do Hospital Alemão. Foi sócio fundador da Associação Paulista de Medicina.
Casado com a são-carlense Lúcia de Camargo Guião, foi fazendeiro em São Carlos. No início do Estado Novo, nomeado secretário de Educação e Saúde Pública do Estado de São Paulo pelo interventor Adhemar de Barros, exerceu o cargo de 7 de julho de 1938 a 14 de dezembro de 1939, período em que desenvolveu importante atividade administrativa de organização e reorganização dos serviços públicos paulistas nas áreas de educação e saúde.
A atual Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, situada na Avenida São Carlos, funciona num prédio inaugurado em 1916 que impressiona pela beleza e imponência da escadaria de acesso à entrada principal. Sua antiga denominação, Escola Normal, foi alterada em 19 de dezembro de 1939 para Instituto de Educação Dr. Álvaro Guião. Essa alteração era uma das homenagens póstumas prestadas ao então secretário estadual da Educação e Saúde Pública, vítima, dias antes, de um acidente de aviação.
Projetado pelo arquiteto Carlos Rosencrantz, o edifício apresenta elementos de influência da arquitetura eclética e foi tombado em 1985 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico, sendo, portanto, um patrimônio do povo do Estado de São Paulo. Inúmeras gerações de são-carlenses frequentaram a escola, considerada modelar, o que tornou seu nome muito conhecido pela população da cidade.
Nota do blog 1: Monumento localizado na Escola Estadual Dr. Álvaro Guião.
Nota do blog 2: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários