Mercado Livre Arena Pacaembu, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 20 de mai.
- 3 min de leitura

























































Mercado Livre Arena Pacaembu, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu, não existe mais como o conheciámos. Acredito que, de original, só sobraram algumas placas de homenagens e a fachada tombada.
Em seu lugar foi construída (e ainda está sendo) a chamada Mercado Livre Arena Pacaembu, marcando o início de uma nova era para o histórico complexo, agora transformado em um polo multifuncional que reúne esporte, cultura, entretenimento e negócios.
Inclusive, a concessionária do estádio, Allegra Pacaembu, vendeu os naming rights para o Mercado Livre por mais de 1 bilhão de reais a serem pagos durante os próximos 30 anos, na maior negociação do gênero já efetuada no Brasil.
Portanto, como já dito acima, tudo (ou quase tudo) mudou por lá.
Feitos esses esclarecimentos, vamos as impressões que tive ao visitar o local:
O primeiro ponto é que, na minha opinião, o Pacaembu não é mais um estádio destinado a prática do futebol. Pode até ter um campo novinho em folha (agora sintético, o chamado "tapetinho", não há mais a tradicional grama natural) mas é só para inglês ver. Os times paulistanos ou paulistas só jogarão lá em situações muito específicas ou na impossibilidade de atuarem em seus próprios estádios. Nem o alambrado que possibilitava uma experiência fantástica de assistir uma partida de futebol existe mais, substituído por um outro, de visão mais restritiva. A arquibancada ao fundo, conhecida por "tobogã", foi demolida (embora isso não tenha me deixado triste, tendo em vista que a "tobogã" foi construída após a demolição da bela concha acústica que existia no complexo) e em seu lugar serão construídas uma esplanada e um prédio comercial de cinco andares e quatro subsolos, totalizando 44 mil metros quadrados. De acordo com o projeto, o edifício abrigará um centro de convenções e eventos, além de um estacionamento no subsolo. O andar térreo terá áreas interligadas como um espaço ao ar livre com vista para o gramado, uma praça interna de convivência com restaurantes, cafés e serviços, conectando as ruas ao redor do estádio.
O segundo ponto, é que a Mercado Livre Arena Pacaembu é uma concessão ao setor privado, logo, diferente das coisas públicas, tem que dar lucro. Assim, não é inteligente achar que vai abrigar jogos ou eventos deficitários ou que gerem pouco lucro. É de se esperar que os administradores irão atrás de eventos grandes que gerem receitas do mesmo porte, até como forma de pagar o investimento. Inclusive, basta uma simples volta pelo complexo para compreender esse lógica.
O terceiro ponto, é que as obras estão sendo bem feitas, e o complexo irá ficar muito bonito após sua conclusão, não há a menor dúvida. Inclusive, como exemplo do que se consegue em investimentos de tal porte, basta citar que logo teremos uma estação de Metrô ao lado do complexo, cerca de 200 metros, chamada "Estação FAAP-Pacaembu", integrante da chamada linha 6 laranja (é possível observar as obras no local), que irá movimentar ainda mais o complexo, facilitando o acesso das pessoas a ele e ao entorno. Tal fato não deixa dúvidas quanto a importância e investimento dessa concessão para a cidade (e se alguém ainda discordar de que a estação está sendo construída apenas pela chegada do novo complexo, basta lembrar que todos os times paulistas jogaram por muito tempo no Pacaembu, notadamente o Corinthians até o advento da construção de seu próprio estádio, e nunca houve "vontade política" suficiente para tal construção).
Quarto ponto, o Museu do Futebol, felizmente preservado na atual estrutura, representa muito mais o esporte do que o próprio campo do complexo. Com o passar dos anos, acredito que se torne a única referência ao esporte no atual complexo.
Quinto ponto, o entorno do estádio, não concessionado, está uma porcaria, precisando de manutenção, segurança e limpeza. Consta que a concessionário tentou entrar em acordo com a PMSP para revitalizar e utilizar a área, mas os órgãos responsáveis vetaram a iniciativa, o que significa que vai continuar a (ruim) situação atual.
Concluindo, quem conheceu o antigo Estádio Municipal do Pacaembu, posteriormente renomeado para Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conheceu e terá para sempre na memória. Quem não conheceu, sinto muito, agora é Mercado Livre Arena Pacaembu, um complexo que é novo, moderno, inclusivo, sustentável e todas essas papagaiadas que vendem para os "enzos e valentinas" de hoje. Mas, ao menos na minha visão, esse novo complexo pode ser tudo, menos futebol.
Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários