Maquete de monumentos, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 4 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Maquete de monumentos, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
A imagem mostra duas maquetes de monumentos. Provavelmente foi tirada na oficina do artista responsável pela obra. Não encontrei referências ou datas.
Mas para quem conhece a Praça XV de Novembro, não há dúvida de que se tratam de pedestais similares aos de dois monumentos lá existentes, o do Dr. Luiz Pereira Barreto e o do Cel. Joaquim da Cunha Diniz Junqueira.
Mas quem seriam as figuras homenageadas? São as mesmas que estão nos monumentos existentes na praça?
Primeiro, é necessário lembrar que os dois monumentos não foram construídos simultaneamente. Consta que o do Dr. Luiz Pereira Barreto foi inaugurado em 11/01/1924, obra de Humberto Cozzo, iniciativa da Câmara Municipal. Já o do Cel. Joaquim da Cunha Diniz Junqueira é posterior, não havendo informações certas da data de inauguração e origem da iniciativa (mas podemos estimar em meados da década de 30, sendo a iniciativa, provavelmente, da Câmara Municipal).
E para que não reste dúvida de que os dois monumentos não foram construídos simultaneamente, basta dizer que o Cel. Joaquim da Cunha Diniz Junqueira participou da comissão encarregada da construção do monumento ao Dr. Luiz Pereira Barreto, além de, claro, ter falecido anos depois.
Superada essa questão, vamos tratar dos dois homenageados na presente imagem:
O primeiro, à esquerda, seria um médico, identificado pelo Bastão de Asclépio/Esculápio. Seria o mesmo Dr. Luiz Pereira Barreto, embora a imagem final do monumento entregue seja um pouco diferente? E neste caso, o segundo monumento, à direita, não teria sido construído naquele momento?
E o segundo, quem seria? Não parece o Cel. Joaquim da Cunha Diniz Junqueira.
Uma informação importante: o fotógrafo responsável pela imagem, Aristides Motta, faleceu em 1942. Assim, os personagens homenageados são das décadas de 20 ou 30.
Outra hipótese, é que podem ser homenagens a personagens estaduais ou nacionais, algo comum naquela época.
Portanto, fica o post em aberto. Quem tiver alguma contribuição a fazer, sinta-se a vontade, vamos tentar rastrear a história dessa imagem antiga.
Nota do blog: Data efetiva não obtida (provavelmente década de 20/30) / Crédito para Aristides Motta.



Comentários