Inauguração da Faculdade de Direito Laudo de Camargo, 1961, Unaerp / Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- há 1 hora
- 1 min de leitura

Inauguração da Faculdade de Direito Laudo de Camargo, 1961, Unaerp / Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
A primeira faculdade de Direito de Ribeirão Preto foi fundada pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Criada em 1961, recebeu o nome de Faculdade de Direito Laudo de Camargo.
A iniciativa foi do professor Electro Bonini, que atendeu a sugestão de seu grande amigo, Rubem Cione. A faculdade sugerida já tinha projeto pronto, elaborado pelo advogado Raul Floriano e encaminhado ao então Conselho Federal de Educação.
Assim, em 25 de abril de 1961, foi aprovado e implantado o primeiro curso de Direito da região de Ribeirão Preto. Seus professores eram originários da Universidade de São Paulo (USP), dentre eles juízes, promotores, delegados e advogados. O primeiro diretor da nova faculdade foi o juiz de direito Romeu Coltro.
Além de Coltro, ocuparam o cargo os doutores José Antônio Pessini, José Justino de Figueiredo Neto, Ricardo Conceição Souza, Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira e Sebastião Sérgio da Silveira.
Hoje, o curso é ministrado em Ribeirão Preto e no Guarujá, voltado para uma formação teórica aliada à prática, oferecendo estágios internos e externos, oficinas de Língua Portuguesa, leituras orientadas, produção de resenhas e de redações, além de cursos de oratória. No Guarujá, o currículo é adaptado às características da região, com a inclusão de disciplinas como Direito Aduaneiro e Direito Marítimo, voltadas para questões de atividades portuárias. Texto da AARP.
Nota do blog 1: Na imagem vemos Electro Bonini ( à esquerda), Romeu Coltro (à direita) e Rubem Cione (ao fundo).
Nota do blog 2: Data 1961 / Autoria não obtida.



Comentários