Imagens do Parque Jardim da Luz, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 14 de nov.
- 2 min de leitura

































































































































































































Imagens do Parque Jardim da Luz, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Texto 1:
O Parque Jardim da Luz era para ser uma das principais atrações turísticas e de lazer da cidade de São Paulo.
Um lugar histórico, ao lado da Pinacoteca do Estado e da Estação da Luz, com ampla área verde, recheado de monumentos, obras de arte e diversas atrações.
Mas, assim como seu entorno, sofre com a falta de cuidado, manutenção e segurança por parte da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Infelizmente é um lugar onde se deve ter cuidado redobrado, há grande quantidade de bandidos, menores infratores, pedintes, tráfico de drogas, moradores de rua, prostitutas e dependentes químicos.
E, para variar, o policiamento é em quantidade insuficiente, praticamente só nos portões de entrada. Não recomendo a visita para mulheres sozinhas ou com crianças. É mais seguro, neste caso, visitar acompanhada de homens ou em grupos. Texto do blog.
Texto 2:
Criado como horto botânico por uma ordem régia da Coroa Portuguesa em 19/11/1798, foi aberto ao público em 1825 como jardim botânico, já no período do Brasil Imperial, tornando-se o primeiro espaço de lazer da população paulistana. Até o final do século XIX, era a principal atração da cidade. Elogiado pelos viajantes, era denominado “joia da cidade” e “orgulho de todo verdadeiro paulistano”.
No período entre o final do século XIX e início do XX, com o auge da economia cafeeira e a crescente industrialização, o Jardim da Luz passou por sua maior reforma, recebendo muitas melhorias, um novo paisagismo, caminhos sinuosos, bosques, alamedas arborizadas e obras de arte.
Mas com o crescimento da cidade e a criação de outras áreas de lazer, a história do Jardim da Luz passou a alternar períodos de degradação e reformas.
Em 1981 foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) por ser um monumento histórico e paisagístico. Desde 1986 vem passando por iniciativas de recomposição de sua vegetação e de reforma de seus equipamentos, possibilitando sua utilização como espaço de lazer, cultura, contemplação e atividades educativas. Trecho do Áreas Verdes das Cidades.
Texto 3:
Desde sua inauguração, o Jardim da Luz passou por diversas mudanças, como a perda de parte de sua área original, cedida para a empresa The São Paulo Railway Company para a construção da Estação da Luz (um espaço compreendido, mais ou menos, até a rua Mauá).
E, anos depois, perderia outras áreas para a construção da Escola Prudente de Moraes (Escola Modelo da Luz, prédio já demolido) e do Liceu de Artes e Ofícios (atualmente Pinacoteca do Estado). Texto do blog.
Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários