top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Imagens do Hotel Municipal, Araraquara, São Paulo, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • há 11 horas
  • 3 min de leitura

Imagens do Hotel Municipal, Araraquara, São Paulo, Brasil

Araraquara - SP

Fotografia


Texto 1:

Inaugurado em 1919, o Hotel Municipal de Araraquara marcou uma nova era na cidade. Com arquitetura imponente, foi construído para receber autoridades, artistas e viajantes com requinte e sofisticação.

Na época, foi considerado um dos edifícios mais modernos do interior paulista — com um salão muito elegante, estrutura luxuosa e serviços de alto padrão.

Era o ponto de encontro da elite e palco de momentos memoráveis da história local, estadual e nacional. Trecho de texto do Hotel Municipal.

Texto 2:

O Novo Hotel Municipal é um ícone histórico no coração de Araraquara, situado a apenas 800 metros do Museu Municipal.

Situado em um edifício histórico no centro de Araraquara, oferece conveniência para explorar a cidade e suas atrações culturais.

Para sua comodidade, o Hotel disponibiliza Wi-Fi gratuito em todas as áreas, permitindo que você se mantenha conectado durante sua estadia.

Com um total de 40 suítes, o Novo Hotel Municipal oferece quartos bem iluminados e confortáveis, projetados para garantir uma estadia relaxante e agradável.

A equipe do Hotel encontra-se sempre à disposição para atender às necessidades e proporcionar assistência aos hóspedes durante sua estadia.

O Hotel combina o charme do patrimônio histórico com o conforto moderno, criando um ambiente acolhedor e convidativo para todos seus hóspedes. Trecho de texto do Hotel Municipal adaptado para o blog.

Texto 3:

Há uma história de que Adhemar de Barros tinha seguidores que trabalhavam na EFA (Estrada de Ferro Araraquara) e que levaram ele para fazer um comício, e quando terminaram, tarde da noite, ele foi descansar no hotel. Seus seguidores foram até o hotel, bateram em sua porta e ele atendeu sem roupa. Os seguidores ficaram constrangidos e acabaram indo embora.

A fachada, assim como portas, janelas, quartos, banheiros e parte do piso são originais desde sua inauguração.

Uma das histórias mais contadas é a do apartamento 204, que tem uma sacada que dá direto para rua. Quando as mulheres se hospedavam nele, passavam horas penteando o cabelo na sacada para que todos vissem que elas estavam em um hotel.

Outro caso interessante foi quando uma senhora ligou para reservar um quarto e a equipe do hotel ofereceu um quarto do subsolo, momento em que ela se ofendeu. Ela explicou que antigamente os quartos do subsolo eram ocupados pelas amantes. Os barões ficavam em cima e as empregadas e acompanhantes ficavam embaixo. Trecho de texto da Wikipédia.

Texto 4:

O Hotel Municipal de Araraquara foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

O Hotel é um exemplo marcante da arquitetura eclética paulista do século 20, projetado pelo engenheiro-arquiteto Alexandre Ribeiro Marcondes Machado. Trecho de texto do Hotel Municipal.

Texto 5:

Entrar no Hotel Municipal de Araraquara é fazer uma viagem no tempo, é voltar para o início do século XX, quando a cidade era movida à café e os trens da antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA) eram os principais meios de transporte para os grandes compradores do produto.

Com traços arquitetônicos requintados e colunas no estilo neoclássico, o hotel inaugurado em 1919 chama a atenção até nos dias de hoje. Totalmente restaurado, o prédio mantém as antigas escadarias de mármore, as vidraças trabalhadas e os requintados lustres daquela época.

Mais que um simples hotel, o Municipal fez parte da construção de uma nova Araraquara. Com a imagem manchada, após o linchamento dos Britos, no final do século XIX, os grandes fazendeiros do café se uniram com o intuito de redesenhar a cidade.

Empresários se cotizaram, arquitetos foram chamados e a cidade ganhou uma nova forma, com ruas bem traçadas e prédios imponentes.

O Centro foi todo planejado e a ideia era ter um hotel bonito, em boas condições para poder receber aqueles que vinham fazer negócios na cidade.

A cidade que conhecemos hoje foi desenhada entre os anos de 1906 e 1930, a partir da construção da Câmara, da Escola Mackenzie (atual Casa da Cultura), do eatro (atual Prefeitura), a antiga sede social do Clube Araraquarense (atual Museu de Artes) e o Hotel Municipal. Trecho de texto da Wikipédia adaptado para o blog.

Localizado na rua São Bento, 734.

Nota do blog: Data 2026 / Crédito para Jaf.


Comentários


bottom of page