top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Imagens diversas da Catedral Basílica Primacial de São Salvador, Salvador, Bahia, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 3 de nov.
  • 3 min de leitura

ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree

Imagens diversas da Catedral Basílica Primacial de São Salvador, Salvador, Bahia, Brasil

Salvador - BA

Fotografia



A Catedral Basílica Primacial de São Salvador da Bahia é um dos monumentos mais importantes do centro histórico de Salvador.

A Catedral atual era a antiga Igreja do Colegio da Bahia, fundada pelo padre jesuíta Manoel da Nóbrega, em 1553, a primeira escola do Brasil.

O templo primitivo do Colégio da Bahia foi construído no século XVI. A pedra fundamental do templo foi colocada em 1656 e a igreja foi inaugurada em 1672.

Em 1759, a Igreja foi confiscada pela coroa após a expulsão dos jesuítas, fazendo com que o colégio e a igreja ficassem vazias.

Em 1765, o rei de Portugal ofereceu o templo do Colégio ao arcebispo da Bahia para ser a Catedral sede da Diocese e depois Arquidiocese de Salvador até que a antiga Igreja da Sé fosse restaurada. Essa situação provisória, porém, continua até os dias de hoje devido a demolição da antiga Sé em 1933.

O projeto arquitetônico é do irmão Francisco Dias, que chegou em Salvador em 1577. A fachada é toda em pedra de lioz, importadas de Portugal. Nos nichos sobre as portas estão as imagens de três santos jesuítas: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier e São Francisco de Borja. Os 30 bustos relicários, junto com os 13 altares são os mais importantes acervos de arte sacra brasileira do fim do século XVI.

O templo possui também um acervo de telas de diversos autores seiscentistas, móveis em jacarandá e diversos objetos sacros em ouro e prata. E também foram usadas mais 50 mil folhas de ouro e prata na construção dos altares da igreja.

O terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá (1507-1572), foi enterrado no cruzeiro desta igreja. O túmulo encontra-se até hoje em frente à Capela do Altar-Mor. Seus dois sinos vieram de Portugal em 1681.

O monograma IHS (sigla em latim Iesus Hominum Salvator, Jesus Salvador dos Homens, símbolo da Companhia de Jesus) no forro da Catedral é um trabalho de grande efeito artístico e único na Bahia, feito, em 1696 pelo carpinteiro e entalhador jesuíta, o irmão leigo Luiz Manoel.

O símbolo da Companhia de Jesus fica suspenso do forro, emoldurado por uma cruz poligonal de braços iguais dentro da qual há rolos de nuvens envolvendo cabeças de anjos e estrelas. Os raios retos e flamejantes encerram a abreviação do nome de Cristo.

Em 1808, foi instalado na ala do antigo Colégio dos Jesuítas, a Escola de Cirurgia da Bahia, a primeira Faculdade de Medicina do Brasil, criada pela decisão n. 2, de 18 de fevereiro de 1808, poucos dias após a chegada do príncipe regente Dom João VI à Bahia. Em 1905, após um incêndio o edifício adjacente da Basílica foi reerguido em estilo eclético para abrigar a atual Faculdade de Medicina da Bahia.

A sacristia da Igreja, datada do século XVII, apresenta o maior contingente impactante e significativo de um forro pintado no teto de uma sacristia concebida pelos jesuítas na América portuguesa, dando ênfase na devida relevância dos retratos dos mártires e confessores da fé católica, todos pertencentes às missões da Companhia de Jesus na Contrarreforma.

O conjunto arquitetônico foi tombado em 1938, e hoje está na lista do IPHAN. Trecho de texto de A Terra de Santa Cruz adaptado para o blog.

Nota do blog: Data e autoria não obtidas.

Comentários


bottom of page