top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Imagens da extinta Livraria Cultura Higienópolis, São Paulo, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • há 10 horas
  • 2 min de leitura
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree

Imagens da extinta Livraria Cultura Higienópolis, São Paulo, Brasil

São Paulo - SP

Fotografia


Texto 1:

Imagens da extinta Livraria Cultura Higienópolis. Estivemos recentemente (05/2025) na unidade e hoje, ao fazer essa postagem, descobrimos que a empresa foi novamente a falência.

A livraria estava localizada em um casarão histórico situado na esquina das avenidas Angélica com Higienópolis. O prédio foi construído na década de 1920 e é tombado desde 2013. Texto do blog.

Texto 2:

O casarão em estilo neocolonial foi construído durante a década de 1920, tendo sido projetado pelo engenheiro Alexandre Ribeiro Marcondes Machado para ser a residência do médico paulistano Adolpho Schmidt Sarmento.

Formado em medicina em 1906, Sarmento chefiou o serviço de otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo até o seu falecimento.

Após o falecimento de Sarmento, seus familiares moraram no imóvel ainda por alguns anos. Posteriormente o imóvel foi transformando em pensão por um breve período de tempo e, no final da década de 50, alugado ao médico V. Brito que abriu sua clínica no espaço. Em anos recentes, foi utilizado como agência do Bank of Boston e Itaú Personnalité. Trecho de texto de Douglas Nascimento adaptado para o blog.

Texto 3:

Um juiz da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo decretou – em 10 de setembro 2025 – a falência da Livraria Cultura – pela terceira vez. O pedido foi realizado pela empresa locatária do espaço que a loja ocupava no Conjunto Nacional, em São Paulo/SP, e difere dos outros processos porque agora a cobrança diz respeito a obrigações extraconcursais, ou seja, dívidas contraídas após o início do processo de recuperação judicial.

As três lojas da Livraria Cultura na capital, incluindo o casarão na Avenida Higienópolis, foram fechadas. A sentença de 10/09/2025 determinou o bloqueio de bens e contas da Cultura, que permanece em recuperação judicial com administração da Laspro Consultores.

A empresa autora da nova ação é a Bombonieres Riberão Preto, que afirma que a Livraria Cultura não cumpriu obrigações decorrentes de contrato de locação do imóvel no Conjunto Nacional. Para o novo pedido de decretação da falência, destacou créditos relativos aos meses de agosto e setembro de 2023 e afirma ter protestado o montante de R$ 1.065.314,43. Além disso, menciona a existência de cumprimento de sentença no âmbito do qual houve o inadimplemento de crédito extraconcursal no valor R$ 27.494.378,78. Trecho de texto de Guilherme Sobota adaptado para o blog.

Localizada na Avenida Angélica, 1212, Santa Cecília.

Nota do blog 1: Abriu em 10/2024 e fechou em 09/2025.

Nota do blog 2: Data 2025 / Crédito para Jaf.

Comentários


bottom of page