Imagens da Cidadela Cultural Antarctica, Joinville, Santa Catarina, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- há 10 horas
- 2 min de leitura














































Imagens da Cidadela Cultural Antarctica, Joinville, Santa Catarina, Brasil
Joinville - SC
Fotografia
Texto 1:
Neste prédio tombado pelo patrimônio histórico funcionava a fábrica da Cervejaria Antarctica. Conta a lenda que a melhor cerveja da marca era produzida em Joinville, pois a água da cidade sempre foi considerada de alta qualidade, o que influenciava diretamente no sabor da cerveja.
Hoje parte do edifício aguarda por um processo de restauro, enquanto a outra parte abriga a AJOTE - Associação Joinvilense de Teatro e a AAPLAJ - Associação dos Artistas Plásticos de Joinville. Um dos galpões é aberto ao público e funciona como área de exposição da AAPLAJ. Trecho de texto do Convention Bureau da Cidade de Joinville adaptado para o blog.
Texto 2:
Principal motivo da fama da cerveja produzida pela Antarctica em Joinville até o final dos anos 90, a fonte de água continua sem previsão de nova utilização. Desde a compra do terreno pela prefeitura, em 2001, houve propostas de instalação de parque, implantação de memorial e até de envase da água. Mas nada foi adiante, como demonstra o terreno cada vez mais tomado pela vegetação, no bairro América.
A área de 55 mil metros quadrados, na maior porção em área de morro, fez parte do conjunto de imóveis comprados junto à cervejaria Antarctica pela prefeitura, em 2001. O principal objetivo era transformar a antiga fábrica, com produção encerrada em meados dos anos 90, em um complexo de cultura, a Cidadela Cultural, objetivo nunca alcançado – neste momento, a prefeitura busca um modelo de concessão à iniciativa privada.
A qualidade da água era apontada como o principal motivo para o reconhecimento da cerveja Antarctica produzida em Joinville, considerada à época uma das melhores do País. A procedência era verificada pela tampa da garrafa. Antes mesmo da chegada da empresa paulista, em 1948, as cervejarias anteriores já utilizam a água da fonte da rua Anchieta, trazida por meio de canalização subterrânea – a fonte na própria fábrica também era usada. A cerveja Antarctica foi produzida em Joinville durante 50 anos, até o fechamento da fábrica na rua Quinze de Novembro, em 1998.
Nos anos 2000, após a compra dos imóveis da cervejaria pela prefeitura, houve movimento para que a área da fonte d’água fosse transformada em parque. A proposta não foi adiante. Em 2012, o então Ittran, antecessor do atual Detran, abriu chamamento a exploração da água mineral do local. Não apareceram interessados. Outra proposta surgiu em 2015, para instalação de Memorial da Água, proposta apresentada em trabalho de conclusão de curso. O projeto teve apoio da Águas de Joinville, mas também não saiu do papel. Não há, neste momento, outro plano para o espaço comprado pela prefeitura há mais de 20 anos. Texto de Jefferson Saavedra.
Nota do blog 1: O local está em péssimas condições, abandonado. Infelizmente, mais um caso de desperdício de dinheiro público.
Nota do blog 2: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários