Imagens antigas das praias de Matinhos e Guaratuba, Paraná, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 29 de jun.
- 2 min de leitura

Estrada da passagem entre Caiobá e Guaratuba (ao fundo a Praia Mansa) - Data 1948 / Autoria não obtida.

Wynie Gomm estaciona seu avião na frente do Grande Hotel Caiobá - Data 1939 / Autoria não obtida.

Avião do Aero Lloyd Iguaçu fazia seus pousos na Praia Brava de Caiobá, era uma atração para os banhistas - Data década de 1930 / Autoria não obtida.

Pescadores de Matinhos posam para foto junto ao avião do Aero Lloyd Iguaçu - Data meados dos anos 30 / Autoria não obtida.

Banhistas que estavam na Praia de Guaratuba reunidos nas pedras das Caieiras para fotografia - Data 1938 / Autoria não obtida.

Imagem de Guaratuba junto à baía (este espaço desapareceu, engolido pelas águas, no final da década de 1960) - Data 1960 / Autoria não obtida.

Grupo de banhistas em Guaratuba com a presença do interventor Manoel Ribas (localizado atrás de sua mulher Anita, que está com o cachorro no colo) - Data 1937 - Autoria não obtida.
Imagens antigas das praias de Matinhos e Guaratuba, Paraná, Brasil
Matinhos / Guaratuba - PR
Fotografia
Chegou o tempo gostoso da calmaria curitibana, iniciou a temporada de verão nas praias. O povão já está se mandando para aos balneários do Paraná e Santa Catarina, a maioria com volta programada no fim do Carnaval, é tempo de diversão nas areias do litoral, mas, também, tempo para quem gosta de sossego e curtir Curitiba.
Vamos usar o espaço para viajar através de fotos antigas até as velhas temporadas de praia, um costume que era curtido durante as férias de inverno, quando o tempo era mais ameno e não havia o perigo da infestação de mosquitos e a presença da malária.
Até a década de 1930 Matinhos era a praia mais frequentada, principalmente pelos alemães curitibanos. A partir dai os mesmos frequentadores começaram a construir suas casas em Caiobá e dali iam até Guaratuba através da baía. O transporte usado por muitos era ir de trem até Paranaguá e dai partirem com destino a Matinhos em pequenos ônibus conhecidos como diligências ou jardineiras.
Ainda no final da década de 1930 aviões de pequeno porte desciam na praia entre Matinhos e Caiobá, sendo quem mais usava tal transporte Winye Gomm, que com seu aparelho sempre dava suas esticadas até a orla. Houve uma tentativa de se fazer uma linha aérea entre Curitiba e Caiobá, pelo então recém-criado Aero Lloyd Iguaçu, cujo gerente, Filinto Eisenbach, esteve várias vezes com a aeronave da empresa pousando nas areias das praias.
Na atualidade, quem viaja para o litoral não imagina de maneira alguma as dificuldades que eram enfrentadas há oitenta anos para se curtir uma temporada a beira-mar. Hoje em menos de duas horas o automóvel viaja em estradas asfaltadas e vai da residência da capital até a da praia numa confortável entrega porta a porta. Texto de Cid Destefani adaptado para o blog.
Nota do blog: Data e autoria das imagens, quando obtidas, encontram-se nas próprias.



Comentários