Grupo Santa Casa de Franca, Centro, Franca, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 7 de jul.
- 2 min de leitura









Grupo Santa Casa de Franca, Centro, Franca, São Paulo, Brasil
Franca - SP
Fotografia
Fundada em 16 de junho de 1897 por um grupo cidadãos beneméritos, liderados pelo padre Cândido Martins da Silveira Rosa, a Santa Casa de Misericórdia de Franca iniciou suas atividades formais em janeiro de 1901, conforme registro em ata, primeiramente como Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Franca e depois como Fundação, a partir de 19 de dezembro de 1935, segundo registro no 1º Cartório de Notas da cidade.
Reunidos no antigo “Largo da Misericórdia”, os cidadãos que participaram da decisão foram: Comendador Bento José do Vale, Álvaro de Lima Guimarães, Joaquim Marcondes de Faria, José Inácio de Souza, Thomaz José da Mota, Lucas Borges, Henrique Ferreira Barbosa, José Marcelino de Queiroz, José Bernardes Pinto Júnior, Joaquim Andrade Nascimento, Godofredo Alves de Castro, Álvaro de Lima Guimarães Júnior, Dr. José Luiz dos Santos Pereira, Antônio Carlos Barbosa, José Carlos de Vilhena e Ovídio Tristão de Lima.
A Irmandade exerceu suas atividades filantrópicas desde o início. A planta do primeiro prédio teria sido projetada em Paris, sob orientação e cuidados do Dr. Jonas Deocleciano Ribeiro.
Até os anos 80 foram construídos os primeiros pavilhões da instituição: o Pavilhão denominado Dr. João Marciano de Almeida e o Pavilhão da Maternidade. Em 1988 foi Inaugurado o “Hospital do Coração” e em 2002 foi inaugurado o Hospital do Câncer de Franca, iniciando o atendimento com as primeiras sessões de Radioterapia.
No dia 11 de novembro de 2008, a Assembleia Geral da Fundação aprovou a alteração da razão social da instituição de Fundação Civil Casa de Misericórdia de Franca para Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca. Texto do Grupo Santa Casa de Franca.
Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários