top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Fundação Ribeiro Pinto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 10 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de mai. de 2025


Fundação Ribeiro Pinto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Ribeirão Preto - SP

Fotografia


Os idealizadores da fundação, família Ribeiro Pinto, eram proprietários da Usina Santa Lydia, Hospital Santa Lydia, Santal Equipamentos, entre outras empresas.

No local funcionava uma espécie de centro de atividades/centro esportivo da referida fundação beneficente. Seu nome era Estádio Infantil Arnaldo Ribeiro Pinto.

Havia campo de futebol, pista de atletismo, entre outras instalações.

Não consegui obter informações de seu correto período de funcionamento.

Posteriormente, e isso posso afirmar pois já morava em Ribeirão Preto, abrigou o Kennel Club de Ribeirão Preto e, depois, se não me falha a memória, uma academia de artes marciais.

Não lembro se houve algo depois dessa academia que citei, mas lembro do imóvel ter ficado uns tempos parado, sem utilização.

Tempos depois o complexo foi demolido e no local construída uma unidade da rede Assaí Atacadista.

Quase esqueci: esse lugar, durante a década de 80 e parte da de 90, antes da construção do Complexo Viário Dr. Leão, era "o terror da molecada que andava de mobilete ou moto sem carteira de habilitação". Explico: a Polícia fazia os famosos "comandos" para pegar veículos e motoristas que estavam irregulares bem nesse ponto. Os condutores subiam a Meira Júnior e quando viravam na Treze de Maio, davam de cara com os policiais, não tinha como fugir/desviar. Era uma verdadeira choradeira, atestado por esse que vos fala, também "vítima" por uma vez. Lembro que depois daquela vez, só voltei a passar naquele trecho depois de habilitado. Como estudei no João Rodrigues Guião e no Cid de Oliveira Leite, cansei de presenciar os referidos comandos, o guincho ia e voltava para o pátio da Ciretran carregado de mobiletes e motos sem parar...

Era localizada na avenida Treze de Maio, esquina com rua José da Silva, atual Assaí Atacadista.

Nota do blog 1: A academia citada era a Green Planet Atividades Esportivas. A mulher mostrada com os alunos seria a professora Regina, estava ocorrendo uma apresentação teatral. Informações obtidas nas redes sociais.

Nota do blog 2: Data e autoria não obtidas.


Comentários


bottom of page