top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Festa do Café, Esplanada do Theatro Pedro II, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 11 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de mai.


ree

Festa do Café, Esplanada do Theatro Pedro II, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Ribeirão Preto - SP

Fotografia


Na imagem vemos uma bela mulher vestida em trajes relacionados a cultura do café, desfilando em uma charrete (ou veículo similar) na referida festa.

A mulher em questão era Leila Carvalho Rocha, eleita "Rainha do Café de Ribeirão Preto" em evento realizado em 16/11/1960.

Ela disputaria, poucos dias depois, em 27/11/1960, na Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto, o título da 2º edição do concurso "Rainha do Café do Brasil", evento promovido pelo Instituto Brasileiro do Café durante a "1º Festa e Exposição Nacional do Café de Ribeirão Preto", contra outras seis candidatas (provenientes do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo).

Importante lembrar que Leila não concorreu pelo Estado de São Paulo e sim pela cidade de Ribeirão Preto (provavelmente em uma categoria especial em virtude de sermos sede do evento).

A vencedora foi Mercedes Elizabeth del Carmen Carrascosa Von Glehn, mineira de Lavras, que representava seu estado natal. Ela ganhou a vaga para representar o país no concurso para eleger a "Rainha Internacional do Café", naquela época denominado "Rainha Continental do Café", realizado bienalmente dentro da Feira de Manizales, na Colômbia.

Quase esqueci: a candidata local não perdeu para qualquer uma, Mercedes havia ficado em 4º lugar no Miss Brasil 1960 e, com a vaga ganha em Ribeirão Preto, acabou vencendo o "Rainha Internacional do Café" na Colômbia.

Concluindo, tal lembrança serve para mostrar a relevância nacional que a cidade tinha no passado, provavelmente bem maior que a atual...

Nota do blog 1: Notem que, na época, o nome da cidade se escrevia "Ribeirão Prêto", com acento circunflexo na letra "e". Tal fato só mudaria com a Reforma Ortográfica de 1971, quando, entre outras coisas, resolveram mudar a acentuação das palavras para que a ortografia das mesmas fosse igual. Portugal também aderiu a essa reforma ortográfica dois anos depois, em 1973. Dessa forma, cerca de 70% das divergências entre os dois portugueses desapareceram.

Nota do blog 2: Data efetiva não obtida (podemos estimar, com quase certeza, novembro de 1960) / Crédito para Tony Miyasaka.




Comentários


bottom of page