Estádio Municipal Dr. José Lancha Filho, Franca, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 8 de ago.
- 2 min de leitura




































Estádio Municipal Dr. José Lancha Filho, Franca, São Paulo, Brasil
Franca - SP
Fotografia
O Estádio Municipal Dr. José Lancha Filho, conhecido por Lancha Filho ou Lanchão, é localizado na cidade de Franca e tem capacidade para 10.495 pessoas.
O terreno onde o estádio foi construído foi destinado à Associação Atlética Francana por Vinícius Seixas Costa, dirigente e torcedor fanático da Veterana. O clube precisava de ajuda para erguer o estádio, mas a Prefeitura no mandato do prefeito Hélio Palermo não quis realizar a obra, e acabou incorporando o terreno para depósito municipal.
Quando o novo prefeito, José Lancha Filho, assumiu o cargo público em 1969, a Veterana tinha chances claras de subir de divisão, mas a Federação Paulista de Futebol exigia dos clubes um estádio com capacidade para, no mínimo, 15 mil pessoas, para que esses pudessem disputar à elite estadual. Foi então que o prefeito convocou a população para ajudar, e organizou uma grande comissão para levantar o estádio.
O estádio foi construído pelas mãos do povo de Franca, com subsídios da Prefeitura, e suas obras se deram entre abril e junho de 1969, sendo concluídas em incríveis 88 dias. Quando terminado, o estádio foi batizado com o nome do prefeito que encabeçou a construção: Estádio Municipal Dr. José Lancha Filho.
A partida inaugural aconteceu em 09/07/1969, um amistoso, Francana 0x2 Corinthians.
No mesmo ano que o estádio foi construído, a Francana foi vice-campeã paulista da Segunda Divisão, e quase chegou à elite estadual.
O recorde de público do estádio ocorreu em partida disputada pelo Campeonato Paulista entre a Francana e o Palmeiras, empate em 1x1, em 03/09/1978, com 21.732 pessoas. Trecho de texto da Wikipédia.
Nota do blog 1: O Estádio Municipal Dr. José Lancha Filho é um produto de sua época, um tempo em que alguns dirigentes resolviam que iam construir um campo para seu time de coração e, realmente, o faziam. O estádio é bonito, espaçoso e tem diversos elementos e detalhes que remetem ao futebol de antigamente praticado no interior paulista. Não tem nada a ver com essas atuais arenas multiuso que são vendidas como campos de futebol. Uma vez no Lancha Filho, você consegue ter uma boa ideia do que era, realmente, um jogo de futebol no tempo que não existia toda essa propaganda/marketing dos dias de hoje, quando o jogo parece ser apenas um detalhe...
Nota do blog 2: Quanto ao estado de conservação, embora não esteja perfeito, o estádio está em boas condições para a prática do futebol. Mas, sem dúvida, necessita de reformas e melhorias em vários pontos.
Nota do blog 3: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários