Estádio Cel. Nhô Chico / Estádio Coronel Francisco de Andrade Junqueira / Campo da Bela Vista, Associação Atlética Francana, Franca, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 25 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de out.




Estádio Cel. Nhô Chico / Estádio Coronel Francisco de Andrade Junqueira / Campo da Bela Vista, Associação Atlética Francana, Franca, São Paulo, Brasil
Franca - SP
Fotografia
Texto 1:
O terreno onde está o estádio foi doado para a Associação Atlética Francana, na década de 1910, pelo Coronel Francisco de Andrade Junqueira, o "Nhô Chico".
O chamado "Campo da Bela Vista" foi inaugurado oficialmente em 1922, com a Francana sediando suas partidas no local até a construção do Estádio Lancha Filho, em 1969.
O Estádio "Nhô Chico", como também é conhecido o "Campo da Bela Vista", teve as suas arquibancadas inauguradas em 21/04/1947, em jogo amistoso comemorativo, que terminou com o placar Francana 4x5 São Paulo.
Atualmente o estádio não é mais utilizado para realizar partidas de futebol profissional, pois não tem estrutura para suportar tais eventos.
Mas ainda recebe atividades da base e do próprio time profissional da Francana, que treina no estádio, além de ainda fazer parte da sede social do clube. Trecho de texto da Wikipédia adaptado para o blog.
Texto 2:
As bilheterias estão fechadas com tapumes. Sem ingressos para vender, o portão está trancado com o cadeado. Sem público para assistir, não há times para entrar em campo. Sem jogos, onde era grama virou mato. Berço do futebol da feiticeira, o estádio “Coronel Francisco de Andrade Junqueira”, o “Nhô Chico”, segue “abandonado”.
O termo pode parecer exagerado, mas é a sensação de quem passa pela região. O mato cresceu e estacas foram fincadas no meio do campo. Cenário inimaginável há um século. Localizado na rua Simão Caleiro, 1410, no centro de Franca, o Nhô Chico foi inaugurado oficialmente em 1922, e foi a casa da Associação Atlética Francana até a construção do estádio “José Lancha Filho”, o “Lanchão”, em 1969.
O centenário estádio é alvo de briga na Justiça. Em dezembro de 2023, a Câmara Municipal de Franca aprovou o projeto de lei que autorizou o município a receber o Nhô Chico como pagamento de tributos atrasados da Francana. O acordo quitaria as dívidas – que superam R$ 5 milhões – do clube com a Prefeitura. O espaço seria usado pelo Executivo para a construção de amplo centro comercial.
A transação ainda não foi concluída. Ex-jogadores da Veterana entraram na Justiça para barrar o acordo. Isso porque os credores arremataram lotes da propriedade ao longo dos processos trabalhistas que tramitam. São 14 ações movidas contra o clube, que totalizavam R$ 812.075,05 até o dia 22/02/2024.
Uma audiência de negociação com os ex-funcionários será realizada para tentar chegar a um acordo sobre os débitos em aberto. “Estamos aguardando o parecer do primeiro cartório de imóveis para dar andamento na homologação dos acordos, tanto na Justiça do Trabalho, quanto na Justiça Estadual”, pontua o presidente da Francana, Rafael Diniz.
Já a Prefeitura de Franca, através da Procuradoria Geral do Município, se limitou a dizer aguarda análise do juiz do processo sobre os documentos da transação junto ao clube.
Enquanto burocraticamente a situação não é resolvida, o Nhô Chico segue sendo posse da Francana, mas dificilmente a bola voltará a rolar no estádio centenário. Texto do Sampi.
Localizado na rua Simão Caleiro, 1410.
Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários