EMEB Coronel Vaz, Jaboticabal, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 18 de out.
- 2 min de leitura


























EMEB Coronel Vaz, Jaboticabal, São Paulo, Brasil
Jaboticabal - SP
Fotografia
Texto 1:
A criação do Primeiro Grupo Escolar de Jaboticabal foi autorizada pelo Governo do Estado em 06/09/1901. No dia 14/04/1903 foi lhe dado o nome “Coronel Vaz”, sendo solenemente instalado em 20/09/1903.
Na ocasião da inauguração da escola, o Coronel José Manoel Vaz de Sampaio, do Partido Republicano Paulista, era o mais poderoso chefe político de Jaboticabal e região.
O prédio, cujo projeto e construção seguiu o estilo eclético do início do século XX (frequente nas escolas daquele tempo), situou-se no centro da florescente cidade, a qual, em razão da chegada dos trilhos da Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1893), da cafeicultura e imigração, experimentava grande desenvolvimento nos diversos setores da vida econômica, social e cultural. Assim, a história da EMEB Coronel Vaz se funde com a própria história do município: por seus bancos passaram gerações de famílias pioneiras e também daquelas que, com o seu trabalho, contribuíram para a vida econômica, social e cultural da cidade. Trecho de texto da Plataforma Verri adaptado para o blog.
Texto 2:
Instalada em prédio construído por decreto em 1895-1897, esta escola foi inaugurada em 20/09/1903. Com projeto presumidamente de autoria de Ramos de Azevedo, o prédio foi construído num ponto elevado da cidade, numa área de 880 metros quadrados, originalmente arborizada e ajardinada, com serviços de água e esgoto. A escola contava com 8 salas de aula espaçosas e bem iluminadas, das quais 4 estavam no pavimento inferior e 4 no superior, além de uma sala para a diretoria e outra para o almoxarifado. Anexo ao prédio, foi construído um ginásio esportivo, dividido em duas partes, uma para os meninos e outra para as meninas. Trecho de texto do Condephaat adaptado para o blog.
Localizado na Avenida General Osório, 215.
Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários