top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

EMEB Coronel Vaz, Jaboticabal, São Paulo, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 18 de out.
  • 2 min de leitura
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree

EMEB Coronel Vaz, Jaboticabal, São Paulo, Brasil

Jaboticabal - SP

Fotografia


Texto 1:

A criação do Primeiro Grupo Escolar de Jaboticabal foi autorizada pelo Governo do Estado em 06/09/1901. No dia 14/04/1903 foi lhe dado o nome “Coronel Vaz”, sendo solenemente instalado em 20/09/1903.

Na ocasião da inauguração da escola, o Coronel José Manoel Vaz de Sampaio, do Partido Republicano Paulista, era o mais poderoso chefe político de Jaboticabal e região.

O prédio, cujo projeto e construção seguiu o estilo eclético do início do século XX (frequente nas escolas daquele tempo), situou-se no centro da florescente cidade, a qual, em razão da chegada dos trilhos da Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1893), da cafeicultura e imigração, experimentava grande desenvolvimento nos diversos setores da vida econômica, social e cultural. Assim, a história da EMEB Coronel Vaz se funde com a própria história do município: por seus bancos passaram gerações de famílias pioneiras e também daquelas que, com o seu trabalho, contribuíram para a vida econômica, social e cultural da cidade. Trecho de texto da Plataforma Verri adaptado para o blog.

Texto 2:

Instalada em prédio construído por decreto em 1895-1897, esta escola foi inaugurada em 20/09/1903. Com projeto presumidamente de autoria de Ramos de Azevedo, o prédio foi construído num ponto elevado da cidade, numa área de 880 metros quadrados, originalmente arborizada e ajardinada, com serviços de água e esgoto. A escola contava com 8 salas de aula espaçosas e bem iluminadas, das quais 4 estavam no pavimento inferior e 4 no superior, além de uma sala para a diretoria e outra para o almoxarifado. Anexo ao prédio, foi construído um ginásio esportivo, dividido em duas partes, uma para os meninos e outra para as meninas. Trecho de texto do Condephaat adaptado para o blog.

Localizado na Avenida General Osório, 215.

Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.

Comentários


bottom of page