Edifício Louveira, Higienópolis, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 11 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de set.




Edifício Louveira, Higienópolis, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
O Louveira é um edifício residencial multifamiliar localizado em frente à Praça Villaboim, no bairro de Higienópolis. Foi projetado em 1946 pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi e é considerado um importante representante da arquitetura moderna na cidade.
A obra caracteriza-se pela composição de duas lâminas paralelas, uma com sete e outra com oito andares, intermediadas por um pátio interno ajardinado. A implantação propiciou a integração visual do espaço público e privado, assimilando a praça Vilaboim, que está em frente, ao edifício.
Os blocos tem 2 apartamentos por andar, com cerca de 150 metros cada um.
Na virada do século XIX para o XX, o bairro de Higienópolis concentrava parte considerável dos palacetes da elite da cidade. Em meados dos anos 1950, verifica-se um processo de demolição do antigo tecido urbano e de sua substituição por prédios de alto padrão, em fenômeno no qual se insere a construção do Louveira. O edifício, assim como seus pares, serviu de influência para a arquitetura residencial vertical em outras partes da cidade.
Tombado pelo Condephaat, o edifício é preservado por seus moradores, muitos proprietários desde a inauguração. Trecho de texto do Refúgios Urbanos adaptado para o blog.
Localizado na rua Piauí, 1081.
Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários