Cemitério Municipal de Jardinópolis, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 17 de nov.
- 1 min de leitura












Cemitério Municipal de Jardinópolis, São Paulo, Brasil
Jardinópolis - SP Fotografia
Texto 1:
O Cemitério Municipal de Jardinópolis está, de forma geral, em boas condições de uso (mas precisa de manutenção em alguns pontos).
Destaco dois pontos:
O primeiro, a capela do cemitério, conhecida como "nave de oração" e "nave mãe".
E o segundo, é que muitos túmulos utilizam uma cobertura elevada, como se fosse o telhado de uma casa. Texto do blog.
Texto 2:
Um dos mais antigos da região, o Cemitério Municipal de Jardinópolis já começou com um "causo" que pode ter sido a inspiração de Dias Gomes na novela "O Bem Amado", quando o prefeito da fictícia cidade de Sucupira, Odorico Paraguaçu, constrói um cemitério mas ninguém morre para o político inaugurá-lo (que na novela só foi inaugurado com a morte do próprio Odorico Paraguaçu).
No caso de Jardinópolis, o destino "decidiu" que o próprio prefeito que o inaugurou fosse o primeiro. Consta que o cemitério foi inaugurado em 07/07/1900 pelo prefeito João Muniz Sapucaia que, pouco mais de um mês depois, em 12/08/1900, faleceu e foi o primeiro a ser enterrado no local.
Outra curiosidade sobre o local, é que sua capela tem o teto em forma de disco voador. Isso decorre do fato de que o prefeito daquela época, Newton Reis, acreditava que após a morte o ser humano era transportado para outro planeta. Texto da PMJ adaptado para o blog.
Localizado na rua Dr. Arthur Costacurta, s/n.
Nota do blog: Data 2025 / Crédito para Jaf.



Comentários