Aspecto da Praça Deputado Henrique Pinto, Caruaru, Pernambuco, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 28 de mai.
- 2 min de leitura

Aspecto da Praça Deputado Henrique Pinto, Caruaru, Pernambuco, Brasil
Caruaru - PE
Fotografia - Cartão Postal
Neste belo cartão postal é possivel observar a Praça Deputado Henrique Pinto, a Paróquia Nossa Senhora das Dores e o Paço Municipal.
Texto 1:
Em 19/11/1944, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Miguel de Lima Valverde, no salão nobre do Clube Intermunicipal, formou a comissão pró-bispado para prosseguir com os encaminhamentos visando à criação do novo bispado em Caruaru.
O Papa Pio XII, em 07/08/1948, através da bula "Quae Maiori Christifidelium", erige canonicamente o novo bispado, a Diocese de Caruaru.
Aproximadamente em 1840, foi organizada em Caruaru a Irmandade de Nossa Senhora das Dores com a finalidade de desenvolver o culto público e promover obras de zelo e de apostolado.
Em 1846, foi doado um terreno localizado no Cedro para servir de patrimônio à Capela de Nossa Senhora das Dores e, em 01/11/1846, frei Euzébio de Sales presidiu a bênção da pedra fundamental desta Capela.
Nesse tempo, era bispo de Olinda Dom João da Purificação Marques Perdigão. Houve o desmembramento do território da nova freguesia da Paróquia de São Caetano, cujo vigário, padre Antônio Jorge Guerra, foi nomeado primeiro vigário da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Caruaru.
A Diocese de Caruaru foi criada em 07/08/1948, pelo Papa Pio XII, através da Bula "Quae Maiori Christifidelium", sendo a Matriz Nossa Senhora das Dores a Catedral Diocesana. Texto do IBGE.
Texto 2:
Atual Palácio Episcopal, o antigo Paço Municipal foi erguido no fim do século 19. Além de sede da prefeitura, o espaço já foi usado como hospital, até ser transformado na residência do bispo diocesano. Texto do IBGE.
Nota do blog 1: Praça Deputado Henrique Pinto, antiga rua da Matriz.
Nota do blog 2: Data e autoria não obtidas.



Comentários