top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Aspecto da Praça Deputado Henrique Pinto, Caruaru, Pernambuco, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 28 de mai.
  • 2 min de leitura

ree

Aspecto da Praça Deputado Henrique Pinto, Caruaru, Pernambuco, Brasil

Caruaru - PE

Fotografia - Cartão Postal


Neste belo cartão postal é possivel observar a Praça Deputado Henrique Pinto, a Paróquia Nossa Senhora das Dores e o Paço Municipal.

Texto 1:

Em 19/11/1944, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Miguel de Lima Valverde, no salão nobre do Clube Intermunicipal, formou a comissão pró-bispado para prosseguir com os encaminhamentos visando à criação do novo bispado em Caruaru.

O Papa Pio XII, em 07/08/1948, através da bula "Quae Maiori Christifidelium", erige canonicamente o novo bispado, a Diocese de Caruaru.

Aproximadamente em 1840, foi organizada em Caruaru a Irmandade de Nossa Senhora das Dores com a finalidade de desenvolver o culto público e promover obras de zelo e de apostolado.

Em 1846, foi doado um terreno localizado no Cedro para servir de patrimônio à Capela de Nossa Senhora das Dores e, em 01/11/1846, frei Euzébio de Sales presidiu a bênção da pedra fundamental desta Capela.

Nesse tempo, era bispo de Olinda Dom João da Purificação Marques Perdigão. Houve o desmembramento do território da nova freguesia da Paróquia de São Caetano, cujo vigário, padre Antônio Jorge Guerra, foi nomeado primeiro vigário da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Caruaru.

A Diocese de Caruaru foi criada em 07/08/1948, pelo Papa Pio XII, através da Bula "Quae Maiori Christifidelium", sendo a Matriz Nossa Senhora das Dores a Catedral Diocesana. Texto do IBGE.

Texto 2:

Atual Palácio Episcopal, o antigo Paço Municipal foi erguido no fim do século 19. Além de sede da prefeitura, o espaço já foi usado como hospital, até ser transformado na residência do bispo diocesano. Texto do IBGE.

Nota do blog 1: Praça Deputado Henrique Pinto, antiga rua da Matriz.

Nota do blog 2: Data e autoria não obtidas.


Comentários


bottom of page