top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Antônio e Helena Zerrenner - Artigo

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 5 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Antônio e Helena Zerrenner - Artigo

Artigo


Na metade do século XIX, Antonio Zerrenner, aos 19 anos de idade, deixou seu país de origem, a Alemanha, com um destino definido: o Brasil. Nessa época, o país era muito dependente da importação de bens em geral, de produção e de consumo, e se destacava na agricultura, exportando, principalmente, café e açúcar. Foi assim que Zerrenner passou a ser dono de seu próprio negócio, a firma Zerrenner & Bülow, importadora e exportadora, que se tornou também proprietária de grandes fazendas produtoras de café.


Em 1885, foi criada a Companhia Antarctica Paulista, atuando na fabricação de cerveja e, posteriormente, refrigerantes. Zerrenner era seu acionista e financiador de máquinas, equipamentos e matérias-primas importados da Europa.


No início da década de 1920, Zerrenner, em suas viagens de negócios à Alemanha, conheceu Walter Belian, um jovem nascido em 30 de maio de 1891, graduado em Filosofia e conceituado jornalista, dirigente da maior agência noticiosa alemã. Zerrenner o trouxe para o Brasil e, por mérito, Belian acabou se tornando seu assessor na administração da Antarctica.


Com o falecimento de Zerrenner em 1933, a única e universal herdeira, sua esposa Helena Zerrenner, assumiu os seus negócios, com a colaboração do seu Conselheiro, Walter Belian.

Em 1936 Helena falece, mas deixa expressa, em seu testamento, a disposição de constituir no Brasil a Fundação Antônio e Helena Zerrenner, implantando, assim, um espírito humanitário e comprometido com o social.

A Fundação Zerrenner foi constituída em 1936 por Dr. Walter Belian, homem de extrema confiança e testamenteiro de Antônio e Helena Zerrenner. Dr. Walter Belian teve sempre ao seu lado sua irmã, Erna Belian Wernsdorf Rappa, que tanto o ajudou a dar continuidade à grandiosa obra do casal Zerrenner.

A parte mais valiosa entre os bens recebidos do casal Zerrenner foram as ações de controle da Antarctica, de onde vinha a principal fonte de renda da Fundação. Portanto, a história da Fundação está ligada à Antarctica. Texto da Fundação Zerrenner.

Nota do blog: Data e autoria não obtidas.



Comentários


bottom of page