top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Antiga placa "Commercial Foot Ball Club", Sede Administrativa, Estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, Comercial Futebol Clube, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • 29 de out.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 5 de nov.

ree

Antiga placa "Commercial Foot Ball Club", Sede Administrativa, Estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, Comercial Futebol Clube, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Ribeirão Preto - SP

Fotografia


Curiosidade (sem relação com a placa):

Segundo documento da Federação Paulista de Futebol, em 1935, o clube Commercial Football Club extinguiu seu departamento profissional de futebol.

A diretoria havia comprado o passe dos irmãos Bertoni, uruguaios, que ganhavam altos salários para a época. Os demais jogadores se insurgiram e exigiam ganhar o mesmo valor. Tal situação levou as finanças do clube a se deteriorarem de forma preocupante.

Tendo em vista que o futebol poderia levar o clube à ruína e acabaria não sobrando nada de um patrimônio valioso, comercialinos como Camilo de Mattos e Antônio Uchôa Filho resolveram intervir. Convocaram uma assembleia e o Comercial foi anexado à Sociedade Recreativa, que absorveu a dívida de 40 contos de réis, em 1937.

A Sociedade Recreativa ficava na rua Barão do Amazonas (no atual prédio do MARP). Com a extinção do departamento profissional de futebol do Commercial Football Club, todos os seus diretores sumiram, restando somente o presidente do Conselho, que, coincidentemente, era o mesmo presidente da Sociedade Recreativa.

Fizeram a anexação, com a quitação da dívida aos credores (40$000) e a Sociedade Recreativa passou a se chamar Sociedade Recreativa de Esportes, mantendo a sede social na rua Barão do Amazonas (até os anos 50) e a parte esportiva na rua Bernardino de Campos.

O Comercial só voltaria a ter um departamento profissional de futebol em 1954.

Nota do blog: Data e autoria não obtidas.


Comentários


bottom of page