Antiga placa "Commercial Foot Ball Club", Sede Administrativa, Estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, Comercial Futebol Clube, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 29 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de nov.

Antiga placa "Commercial Foot Ball Club", Sede Administrativa, Estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, Comercial Futebol Clube, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Curiosidade (sem relação com a placa):
Segundo documento da Federação Paulista de Futebol, em 1935, o clube Commercial Football Club extinguiu seu departamento profissional de futebol.
A diretoria havia comprado o passe dos irmãos Bertoni, uruguaios, que ganhavam altos salários para a época. Os demais jogadores se insurgiram e exigiam ganhar o mesmo valor. Tal situação levou as finanças do clube a se deteriorarem de forma preocupante.
Tendo em vista que o futebol poderia levar o clube à ruína e acabaria não sobrando nada de um patrimônio valioso, comercialinos como Camilo de Mattos e Antônio Uchôa Filho resolveram intervir. Convocaram uma assembleia e o Comercial foi anexado à Sociedade Recreativa, que absorveu a dívida de 40 contos de réis, em 1937.
A Sociedade Recreativa ficava na rua Barão do Amazonas (no atual prédio do MARP). Com a extinção do departamento profissional de futebol do Commercial Football Club, todos os seus diretores sumiram, restando somente o presidente do Conselho, que, coincidentemente, era o mesmo presidente da Sociedade Recreativa.
Fizeram a anexação, com a quitação da dívida aos credores (40$000) e a Sociedade Recreativa passou a se chamar Sociedade Recreativa de Esportes, mantendo a sede social na rua Barão do Amazonas (até os anos 50) e a parte esportiva na rua Bernardino de Campos.
O Comercial só voltaria a ter um departamento profissional de futebol em 1954.
Nota do blog: Data e autoria não obtidas.



Comentários