Antiga fábrica da Antarctica / Atual Cidadela Cultural Antarctica, Joinville, Santa Catarina, Brasil
- Fotografia e Nostalgia
- há 4 horas
- 2 min de leitura

Antiga fábrica da Antarctica / Atual Cidadela Cultural Antarctica, Joinville, Santa Catarina, Brasil
Joinville - SC
Fotografia
A história do espaço, porém, começou muito antes de ele ganhar o nome que remete à cultura e à arte. Tudo começou em 1889, com a abertura da Cervejaria Tiede. Mais tarde, na década de 1910, o empreendimento acabou sendo vendido após a morte do seu fundador, Alfred Tiede, e foi rebatizado como Cervejaria Catharinense que, além de cerveja, também produzia licores e gasosas.
Já na década de 1950, a cervejaria foi incorporada pela Companhia Antartica Paulista. O local tinha fontes de água pura, o que facilitava a produção da bebida. A fabricação de cervejas prosseguiu até a década de 1990, quando o local já era administrado pela Bebidas Antarctica Polar.
Em 2001, a empresa vendeu o patrimônio para a prefeitura de Joinville por R$ 2,1 milhões. A compra ocorreu no governo de Luiz Henrique da Silveira, que prometeu transformar a antiga cervejaria em um espaço cultural, quando nasceu a Cidadela Cultural Antarctica.
O local foi tombado como patrimônio histórico em 2010 e, em 2012, o Plano Municipal de Cultura estabeleceu que a Cidadela Cultural deveria ser utilizada exclusivamente para a cultura.
Isso, no entanto, não aconteceu: por vários anos, o espaço abrigou órgãos da administração municipal, como a Secretaria de Proteção Civil e o antigo Ittran (Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville). E até um incêndio de grandes proporções aconteceu, em 2021, destruindo grande parte das antigas instalações.
Atualmente, a Cidadela Cultural Antarctica é a casa da Ajote (Associação Joinvilense de Teatro) e da Aaplaj (Associação de Artistas Plásticos de Joinville), além de guardar parte do acervo do MAJ (Museu de Arte de Joinville).
Finalizando, o espaço está em péssimas condições (2025), "precisa nascer de novo" para parecer com uma cidadela cultural. Trecho de texto do ND+ adaptado para o blog.
Nota do blog: Data e autoria da imagem não obtidas.