Antiga Estação Ferroviária de Franca, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 5 de ago.
- 2 min de leitura


Antiga Estação Ferroviária de Franca, São Paulo, Brasil
Franca - SP
Fotografia
A chegada dos trilhos que faziam parte da Linha do Rio Grande da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro até Franca, em 1887, marcou o desenvolvimento econômico e comercial do município.
A estação ferroviária era uma das maiores da rota do Mogiana, que ligava Ribeirão Preto à Rifaina. Além de Franca, os trilhos passavam por diversas cidades da região, como por exemplo, Batatais, Brodowski, Jardinópolis e Restinga.
Franca era uma cidade perdida do sertão, na rota de Goiás, que vivia basicamente do comércio de sal. As pessoas viviam na roça, na fazenda, e essas fazendas precisavam ser autossuficientes. A chegada da ferrovia permite as pessoas mudarem para a cidade, principalmente as pessoas de maior renda.
Além disso, a estação da Mogiana foi responsável pela chegada de diversos imigrantes, que trouxeram com eles diversos elementos das suas culturas. Se você olhar as fotos antigas da cidade, vai vendo a transformação, a saída dos casarões com aquela feição colonial, por um estilo neoclássico com fachadas mais rebuscadas, cheias de detalhes.
A estação foi construída em uma segunda colina de Franca (o bairro Estação), e aquela área se tornou um destino muito procurado por aqueles que chegavam ao município, portanto foi necessário criar ruas que ligassem a região até a colina central (o centro de Franca).
No entorno vão surgir hotéis, restaurantes, depósitos de café, além das próprias oficinas da ferrovia. Havia também uma vila operária dos trabalhadores da Companhia Mogiana. O reflexo da chegada da ferrovia é perceptível até os dias atuais, já que o bairro Estação se tornou um importante polo da cidade.
A estação fechou em 1983 (assim como outras do interior paulista, que enfrentavam declínio desde a década de 1950), e o espaço ganhou novos usos.
Tombado pelo Condephaat como patrimônio público em 1997, o local foi sede da diretoria regional de saúde e do cartório eleitoral. Também já abrigou biblioteca municipal e um terminal de ônibus.
Atualmente (2025), o barracão da estação passa por obras de revitalização, avaliada em R$ 3 milhões. De acordo com a Prefeitura Municipal de Franca, o local deve abrigar um mercado popular, um centro cultural, um espaço gastronômico e uma biblioteca. Trecho de texto de Vítor Neves adaptado para o blog.
Nota do blog: Data e autoria das imagens não obtidas.



Comentários