1º Grupo Escolar / Escola Estadual Coronel Paulino Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia

- 25 de jun.
- 2 min de leitura

1º Grupo Escolar / Escola Estadual Coronel Paulino Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil
São Carlos - SP
N. 18
Fotografia - Cartão Postal
Inaugurada em 1905, o então Grupo Escolar fez parte do projeto de unificação das escolas públicas e do projeto educacional empreendido pelo governador paulista Bernardino de Campos (1892-1896; 1902-1904).
Durante boa parte do século XIX a questão educacional fez parte dos debates políticos, durante o período imperial e, depois, na República. A ideia de um sistema único de ensino foi repetidamente sugerido, porém poucas medidas efetivas foram tomadas para sua implantação.
A tentativa mais objetiva para a criação de um sistema integrado de educação foi promovida pelo Estado de São Paulo, motivado pelo crescimento econômico oriundo do café. A iniciativa paulista garantiu a introdução efetiva de medidas para o estabelecimento do ensino público no Estado, já garantido pela Lei provincial de 1852. Durante o período republicano as discussões se acentuaram, principalmente pela influência do pensamento positivista, ligado à ideia de ciência como base para uma sociedade ideal, e pelas ideias mais gerais da modernidade que valorizavam a educação e a cultura como instrumentos para o progresso do país.
O primeiro grupo escolar criado pelo Estado foi o Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, em Ubatuba, no dia 15 de outubro de 1894. Depois dele, uma série de outros grupos foram instalados por todo o estado.
Em São Carlos, o Grupo Escolar foi criado pelo Decreto de 30 de novembro de 1904, passando a denominar-se “Coronel Paulino Carlos” em 1906.
A escolha do nome do Coronel como patrono da escola foi motivada principalmente por seu envolvimento nos debates sobre a unificação do ensino público. Como constituinte da República e deputado federal, Paulino Carlos participou da promulgação da Lei 169 (7 de agosto de 1893) que instituiu a reunião das escolas públicas.
A obra de construção do prédio do grupo escolar fez parte de um projeto padrão e foi supervisionado por Euclides da Cunha, então engenheiro responsável pelo 5º Distrito de Obras Públicas. O terreno foi cedido pela Câmara Municipal e a construção foi dirigida pelo mestre Seraphim Corso. Em 2 de dezembro de 1901, em homenagem solene e com a presença de várias autoridades locais, foi assentada a pedra fundamental do edifício.
Em 1904 foi nomeado diretor o professor Annibal Francisco Caldas e em janeiro de 1905 diversas escolas isoladas da cidade foram anexadas ao novo estabelecimento.
No dia 1º de abril de 1905 teve início o funcionamento do grupo escolar, com 346 alunos e sete professores. Em 1910 passou a funcionar em dois períodos devido ao aumento no número de alunos, de 431 (1909) para 825.
Em 2005, quando completou 100 anos, a agora Escola Estadual Coronel Paulino Carlos possuía 750 alunos e 30 professores, funcionando em dois períodos. Texto de Leila Maria Massarão.
Nota do blog: Data e autoria não obtidas.



Comentários